PMs de Minas sequestram, extorquem e torturam
Marcelo Auler investiga denúncias de violência policial
publicado
13/11/2017
Comments
PMs de MG torturam a céu aberto; de dia
Pagos pela população para garantir a segurança de todos, um grupo de policiais militares de Minas Gerais atua na região periférica de Belo Horizonte extorquindo, mediante sequestro e torturas. Faz isso a céu aberto, à luz do dia. As vítimas são possíveis envolvidos em ações criminosas, notadamente no tráfico de drogas. Mas, não apenas supostos traficantes, que permanecem atuando em liberdade após os acertos com quem recebe para prendê-los.
Usando dos mesmos expedientes, esses policiais militares perseguem egressos do sistema penitenciário que vivem em liberdade condicional ou que já cumpriram suas penas. Destes, não há registro de que tenham voltado a delinquir. Ainda assim, são perseguidos, torturados e extorquidos. Em alguns casos, familiares também são vítimas desta milícia.
O Blog, durante os quatro dias em que visitou Belo Horizonte (BH), identificou dois dos lugares onde ocorreram torturas. Foi na quarta-feira, 08/11, que refizemos o percurso que constam de informações oficiais repassadas às autoridades.
Conforme noticiamos em PM mineira: extorsão, sequestro e tortura (27/10) e PM de MG na trilha da PM do Rio: e agora, Pimentel? (02/11), uma milícia é formada por militares do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitana (ROTAM). Entre as mais temidas na Região do Distrito de Venda Nova (ao norte do município) está a “ROTAM do Coroa”. (...)
Leia a íntegra da reportagem no blog do Marcelo Auler.