Portugal confirma entrega do Prêmio Camões a Chico em 2020
(Crédito: Leo Aversa/Divulgação)
O Ministério da Cultural de Portugal tentou ser "diplomático" com Jair Bolsonaro nesta quarta-feira 9, dizendo que o presidente brasileiro "tem até dezembro de 2026" para assinar o diploma do Prêmio Camões a Chico Buarque, segundo informações da Rádio França Internacional.
No entanto, o Ministério afirma que "a cerimônia de entrega acontece em 2020, em Portugal", deixando claro que a não assinatura do diploma por Bolsonaro não impediria a realização do evento.
Como o Conversa Afiada informou mais cedo nesta quarta, Chico não se incomodou com a relutância de Bolsonaro em assinar o diploma de sua premiação.
"A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo Prêmio Camões", disse Chico.
Em maio, o júri do prêmio, composto por representantes de Brasil, Portugal, Moçambique e Angola, escolheu Chico por unanimidade.
As três vias do diploma, assinadas pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, já chegaram ao governo brasileiro.
O prêmio em dinheiro chega a 100 mil euros, que devem ser pagos, em parcelas iguais, por Brasil e Portugal. A parcela do Brasil já foi paga no mês de junho, segundo informações da Biblioteca Nacional.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |