Presidente do TRF-4 diz que Lula "não é bem-vindo onde está"
(Crédito: Sylvio Sirangelo/TRF-4)
O presidente do Tribunal Superior Federal da 4ª Região (TRF-4), Victor dos Santos Laus, disse nesta terça-feira 1 que o presidente Lula "desfruta de condição especialíssima" ao cumprir pena na Superintendência da Polícia Federal, onde está preso injustamente desde abril do ano passado.
Na segunda-feira 31, Lula adiantou que não aceita trocar sua dignidade por sua liberdade, em referência ao pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que ele passe a cumprir a pena em regime semiaberto.
"Faz parte desse contexto de não assimilar o resultado do julgamento. O ex-presidente desfruta de uma condição especialíssima. Ele não está preso num estabelecimento que é destinado a todos os presos, ele está na dependência da Polícia Federal, uma situação absolutamente especial. Até em função da condição dele, e porque ele responde a outros processos, se entendeu adequado que ele permanecesse. Pode-se dizer que é uma regalia", afirmou Laus em entrevista à rádio Gaúcha.
E mais: Laus disse ainda que "ele [Lula] sabe que não é bem-vindo onde está".
"O fato de ele recusar um benefício, é uma situação extraordinária. Uma vez implementado o tempo necessário à progressão, ele progride de regime, e pode ser requerido pelo MP, porque o sistema tem a necessidade de oferecer a vaga a outra pessoa".
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: