PT vai à Justiça contra Dallagnol e cia. por conluio com o FBI
(Aroeira)
O PT apresentará três pedidos de investigação contra os procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba. Segundo o partido, Deltan Dallagnol e cia. atuaram "de modo absolutamente ilegal, desrespeitando a autoridade central do Ministério da Justiça, para promover uma persecução penal direcionada e criminosa". A informação é da coluna de Monica Bergamo na Folha de S.Paulo.
Entra as ações previstas pelo partido, estão uma notícia-crime encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) por prevaricação, abuso de autoridade e condescendência criminosa; uma ação civil pública em primeira instância; e uma representação solicitando abertura de processo ético e disciplinar junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
As ações foram reforçadas, nos últimos dias, por revelações sobre o conluio - ilegal - entre a Lava Jato e o FBI, além da denúncia de compras de equipamentos para a realização de captação ilegal de ligações telefônicas.
"Ao compartilhar inúmeras informações de modo extraoficial com agentes americanos do FBI, a força-tarefa desrespeita a soberania nacional e utiliza, de forma ilegal, dados sigilosos de empresas brasileiras", diz o partido em nota.