Reitor da UFF avisa: Bolsonaro pode fechar as universidades!
Do Globo Overseas (empresa que tem sede na Holanda para lavar dinheiro e subornar agentes da FIFA com objetivo de ter a exclusividade para transmitir os jogos da seleção):
Com corte de 30%, 'risco de não conseguir manter a universidade aberta se torna real', afirma reitor da UFF
Com um bloqueio de 30% do orçamento , é possível que as universidades federais não consigam abrir as portas. A afirmação é do reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.
Ele comanda umas das três universidades federais criticadas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub . Ele afirmou na terça-feira (30) que a UFF, a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal da Bahia ( UFBA) sofreriam um contingenciamento de 30% de suas verbas por serem palco de eventos com " balbúrdia " e " gente pelada ".
No mesmo dia, o Ministério da Educação (MEC) divulgou notainformando que a medida se aplicaria a todas as universidades e institutos federais, e não apenas às três criticadas pelo chefe da pasta.
Em entrevista ao GLOBO, por telefone, o reitor da UFF explica que a situação orçamentária das universidades brasileiras já era complexa antes do anúncio do provável corte.
Na UFF, Nóbrega explica que a conta já estava no negativo em R$30 milhões, e que vinha "cortando na carne" para equilibrar os números. Agora, afirma o gestor, "o risco de não conseguir manter a universidade aberta se torna real".
(...)
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |