Rio recebe intervenção Tabajara com uma rebelião
54 penitenciárias estão em alerta contra fugas
publicado
19/02/2018
Comments
Imagem de helicóptero da PM mostra movimentação no terraço do presídio Milton Dias (Reprodução: Rede Globo)
Do G1:
18 reféns são libertados após rebelião no presídio Milton Dias, em Japeri
Terminou no início da madrugada desta segunda-feira (19) a rebelião no presídio Milton Dias, em Japeri, na Baixada Fluminense, que teve início após uma tentativa de fuga, na tarde de domingo (18). Um total de 18 reféns -- 8 agentes penitenciários e 10 internos -- que ficaram em poder dos detentos foram libertados.
(...) Os agentes foram abordados durante contagem dos presos por detentos com dois revólveres e uma pistola. A PM enviou para o local o Batalhão de Choque, o Bope e todos os batalhões da Baixada Fluminense. A orientação na corporação é que nenhum policial tem autorização para entrar na unidade.
O presídio Milton Dias tem capacidade para 884 detentos e mantinha, em janeiro, 2.027 presos, segundo o Conselho Nacional de Justiça. (...)
Também no G1:
Fim de semana foi de violência em vias do Rio e da Baixada Fluminense
Mesmo depois do anúncio da intervenção federal na segurança, o fim de semana foi de muita violência nas ruas do Rio de Janeiro. (...) Na Estrada do Mendanha, perto do Detran, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, um carro chegou a ser metralhado pelos assaltantes que fugiram levando um carro roubado. (...) motoristas assustados também deram marcha ré para tentar fugir de bandidos na Via Dutra, na altura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
No Estadão:
Região metropolitana do Rio registra 17 tiroteios no fim de semana
A região metropolitana do Rio de Janeiro teve um final de semana com registros de tiroteios semelhantes aos vistos nos dois anteriores. Até as 16h36 deste domingo, 17 casos foram mapeados pelo aplicativo Onde Tem Tiroteio (OTT). O número de arrastões, porém, aumentou: foram seis entre o sábado e o domingo.
De acordo com dados do aplicativo, que mapeia os casos no Grande Rio, o primeiro fim de semana do mês foi o com maior número de tiroteios – foram 23 no total. Na semana passada, em meio ao carnaval, foram 18 casos. Os dois primeiros finais de semana registraram ainda quatro arrastões cada um. (...)
Novamente no G1:
Após intervenção, Seap antecipa 'medidas de controle' para evitar reações de população carcerária
A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio informou neste domingo (18) que "antecipou medidas de controle" para evitar reações da população carcerária do estado a intervenção federal na segurança.
(...) A secretaria não explicou quais foram as medidas, mas, segundo o jornal o Globo, a Seap decretou alerta máximo nas 54 unidades prisionais do estado, onde estão presos 51 mil detentos. A medida, ainda de acordo com a publicação, foi tomada para evitar possíveis tentativas de fuga, após a divulgação da notícia da intervenção federal (...)