Bolsominions repetem a mesma mensagem sobre cloroquina
No Globo - Uma série de perfis no Twitter replicaram neste domingo uma mesma mensagem — comportamento semelhante ao de robôs nas redes sociais — em defesa ao uso da cloroquina para tratamento da Covid-19. As publicações acontecem dois dias depois da demissão, a pedido, de Nelson Teich do Ministério da Saúde, que, contrariando a posição do presidente Jair Bolsonaro, disse que atualmente há estudos que indicam que o remédio pode não ser benéfico para enfrentar o novo coronavírus.
A mensagem replicada era: "Minha filha pegou covid no trabalho (Bancária), e meu genro pegou dela, tomaram AZT+HCQ+Zinco logo no inicio dos sintomas, com 4 dias estavam zerados. Não vejo motivo pra tanta polêmica, um medicamento tão antigo e que até grávida pode tomar. Simples...ñ acredita ñ toma!!!"
Perfis que se comportam como robôs ajudam a turbinar pautas bolsonaristas nas redes. O uso desse mecanismo seria usado, inclusive, pelo que já foi chamado "gabinete do ódio" que é alvo da CPI das Fake News no Congresso. O grupo chamado de “gabinete do ódio” é, supostamente, formado por assessores do Palácio do Planalto ligados ao núcleo duro da família Bolsonaro. Eles seriam encarregados de coordenar ataques virtuais e disseminação de notícias falsas nas redes sociais.
(...)