Rui Costa reativa hospital para tratar pacientes com coronavírus
(Divulgação/TRT-BA)
Graças aos esforços do governador da Bahia, Rui Costa (PT), o Hospital Espanhol, em Salvador (que tinha atividades suspensas desde 2014), poderá ser usado para o tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus.
"Conseguimos, via PGE, liminar favorável da Justiça Federal ao pedido do governo da Bahia de ocupação temporária do imóvel onde funcionava o Hospital Espanhol, para utilização no tratamento de pacientes contaminados pelo coronavírus", anunciou Rui nas redes sociais.
Segundo a Procuradoria-Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), o pedido foi acatado pelo juiz federal Iran Esmeraldo Leite.
"Agradecemos a decisão da Justiça Federal. Essa é uma medida de caráter excepcional para enfrentar o desafio da COVID-19 e proteger o povo baiano", completou o governador.
Nesta quarta-feira 18/III, o governo estadual realizará uma inspeção para verificar as condições de funcionamento das instalações e o estado dos equipamentos disponíveis no hospital. "Deus ajude que seja possível a reativação do hospital, que as condições sejam favoráveis", disse Rui.
Na decisão que atende ao pedido do governo da Bahia, o magistrado sustenta que as alegações caracterizam "claramente o perigo público necessário, determinante a impor que o direito de propriedade seja adequado à utilização em prol do interesse social transitório e urgente".
Trata-se de mais uma ação desenvolvida e encabeçada por um governador, em meio à paralisia do governo de Jair Bolsonaro diante do avanço da pandemia do novo coronavírus.
Atenção! Conseguimos, via PGE, liminar favorável da Justiça Federal ao pedido do @governodabahia de ocupação temporária do imóvel onde funcionava o Hospital Espanhol, para utilização no tratamento de pacientes contaminados pelo coronavírus. pic.twitter.com/uMa6wgt4Qs
— Rui Costa (@costa_rui) March 17, 2020