Santos Cruz saiu porque Bolsonaro quer financiar sites de extrema direita!
De Janaína Figueiredo, no Globo Overseas:
Divergência sobre financiamento a blogs definiu demissão de Santos Cruz
A metáfora usada pelo governo para explicar a saída do ex-ministro da Secretaria de Governo da Presidência general reformado Carlos Alberto dos Santos Cruz foi a de um casamento que não deu certo e terminou em divórcio sem litígio. Segundo fontes que acompanharam de perto a crise final, um dos elementos-chave que levaram ao divórcio entre Bolsonaro e Santos Cruz foi o controle da comunicação governamental e a relação do governo com blogs e sites alinhados abertamente com o Palácio do Planalto .
A queda de braço decisiva para que o presidente terminasse optando pelo afastamento do general foi, de acordo com as mesmas fontes, com o chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Fabio Wajngarten, homem de confiança de Carlos Bolsonaro, filho do presidente e vereador no Rio. As fontes confirmaram que Santos Cruz representava um obstáculo para vários projetos de Wajngarten, entre eles o de intensificar o financiamento de blogs e sites que defendem o governo.
— Fábio quer promover esses blogueiros e sites, distribuir recursos, e Santos Cruz era contra. O embate ficou forte e somou-se a outras discordâncias. A convivência estava muito difícil — comentou uma das fontes consultadas.
(...)
Leia também no Conversa Afiada:
- Bolsonaro demite general Santos Cruz
- Olavo não passa de porta-voz do Governo Trump
- Janio: é tudo uma grande mentira
- Olavo manda alunos abandonarem o governo
- Guerra nas estrelas
- Mourão vai processar Olavo
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |