Saturnino: eleição de Lula em 2018 é um alento!
Celso Furtado: desenvolvimento só com projeto social!
publicado
08/01/2018
Comments

O Conversa Afiada tem o prazer de publicar o primeiro Correio de 2018 do grande brasileiro Saturnino Braga, diretor-presidente do Centro Celso Furtado:
Dois mil e dezoito
Primeiras Notícias:
Petrobras paga quase 3 bilhões de dólares para encerrar ações judiciais de fundos de rapina americanos. A propósito, é preciso pensar numa lava-jato brasileira para investigar operações como esta depois da democratização.
Acordo Embraer-Boeing, de igual para igual (!!). Alvo principal, certamente: adiar, para as calendas, a fabricação brasileira, pela Embraer, do avião militar de última geração contratado com a Suécia. Não há informação sobre o andamento do projeto submarino nuclear, mas... tiraram Jaime Cardoso da Nuclep.
Cortes nos gastos com Ciência e Tecnologia, com protestos de cientistas brasileiros.
Perdas violentas na economia dos sindicatos brasileiros (não só dos trabalhadores), com a Reforma Trabalhista.
Julgamento de Lula com o propósito de impedir sua candidatura na eleição presidencial.
E dizemos, todavia, uns para os outros: Feliz Ano Novo!
Pois quero crer, reafirmando meu sentimento visceral brasileiro, que ainda poderá ser um ano feliz: porque é um ano eleitoral, condição fundamental para fermentar o pensamento político do povo, aguçar sua percepção e elevar mais um tanto sua cultura política, e convoca-lo a uma ação mais decidida e efetiva.
Condição para evidenciar mais profundamente o significado de toda esta perseguição ao Lula, o primeiro presidente a desenvolver explicitamente, e eficazmente, um projeto de valorização dos salários, de redistribuição de renda e de multiplicação de escolas técnicas e universidades públicas, de avanços significativos em ciência e tecnologia, incluindo estes projetos militares de enormes desdobramentos científicos, e, ainda, de liderança democrática de todo o Continente Sulamericano em busca da consolidação de sua verdadeira soberania.
Condição para avançar na compreensão, na disseminação e na consolidação do pensamento mais amadurecido de Celso Furtado: “ Parece-me cada vez mais patente que a dimensão política do processo de desenvolvimento é incontornável ... Só haverá verdadeiro desenvolvimento... ali onde existir um projeto social subjacente”
Condição, também, esta eleitoral, de chamar a atenção da opinião pública mundial para essas intervenções golpistas do Grande Capital na política dos países subdesenvolvidos, que é a causa maior das guerras e atrocidades vividas hoje pelo mundo afora.
Enfim, eleições daqui a dez meses abrem a possibilidade, por algumas razões fortes, para os brasileiros acreditarem num ano feliz ao seu final. E poderem, então, dizer com mais convicção, um ao outro:
Feliz Ano Novo!