Sem-terra ocupam fazenda de Geddel na Bahia
Reforma agrária e Lula livre!
publicado
01/05/2018
Comments
Militantes do MST na fazenda do ex-ministro Geddel. Movimento mantém 15 ocupações ativas na Bahia (Reprodução: MST-BA)
Do Estadão:
Militantes sem-terra invadem fazenda de Geddel na Bahia
Um acampamento de 150 famílias sem-terra ocupa, desde a noite de domingo, 29, um hectare de uma fazenda do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) no município baiano de Maiquinique. Segundo a Polícia Civil e integrantes do Movimento do Sem Terra (MST), não houve registros de conflito.
(...) “As ocupações de terra são protesto contra a paralisação do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), e fazem parte de uma mobilização maior em todo o País. O Incra não está mais fazendo estudos técnicos para a reforma agrária. Essas propriedades são latifúndios improdutivos que não estão cumprindo sua função social e devem ser desapropriadas” afirmou Evanildo Costa, membro da direção nacional do MST na Bahia.
A ocupação da fazenda de Geddel, segundo o MST, possui uma motivação específica: o fato de seu proprietário estar envolvido em casos de corrupção. (...) Além da motivação da corrupção e da reforma agrária, os militantes do MST montam acampamentos como forma de protesto também contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Operação Lava Jato, e contra o governo Michel Temer e as reformas trabalhista e da Previdência. (...)
Em tempo: Geddel Vieira Lima - o Babel da lista de alcunhas da Odebrecht ou Boca de Jacaré, segundo Lúcio Funaro - está detido na penitenciária da Papuda, em Brasília, desde setembro de 2017.