Snowden: acusação contra Greenwald ameaça liberdade de imprensa no mundo!
Edward Snowden, em foto de 2014 (Créditos: Freedom of the Press Foundation/Wikimedia Commons)
O jornal francês Le Monde desta sexta-feira 31/I publicou um artigo assinado por Edward Snowden, o ex-agente de inteligência dos Estados Unidos que, em junho de 2013, com auxílio do jornal britânico The Guardian e de Glenn Greenwald - hoje, editor do Intercept Brasil - publicou informações secretas sobre o sistema de vigilância global da CIA e da National Security Agency (NSA).
Seu trabalho, publicado pelo portal WikiLeaks, mostrou como, em nome do combate ao terrorismo, o governo norte-americano vigiou cidadãos comuns através da internet, sem qualquer autorização legal.
Desde agosto de 2013, Snowden vive em Moscou - o governo russo lhe concedeu asilo político.
Em seu artigo, Snowden criticou as recentes denúncias do Ministério Público Federal (MPF) contra Glenn Greenwald, um dos responsáveis pela "Vaza Jato" - a série de reportagens que expôs as irregularidades e os bastidores da Operação Lava Jato. No total, o Intercept Brasil publicou 95 reportagens - a mais recente no dia 20/I.
Segundo Edward Snowden, as acusações contra Greenwald "ameaçam a liberdade de imprensa no mundo inteiro" e visam "tentar dissuadir os jornalistas mais corajosos de fazerem investigações agressivas".
Segundo Snowden, esses ataques se utilizam do "mesmo argumento usado pela administração de Donald Trump nos Estados Unidos para acusar o fundador do WikiLeaks, Julian Assange".
"Em todas as épocas, o jornalismo mais essencial é justamente o que os governos tentam silenciar. As acusações atuais mostram que, se tiverem a possibilidade, os governos brasileiro e norte-americano estão prontos para amordaçar a imprensa", conclui.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- PT pede liberdade imediata para Julian Assange
- Chomsky: é preciso calar Assange e Lula
- Greenwald: Vaza Jato está perto do fim
- Greenwald: denúncia é retaliação pelas revelações sobre Moro e o governo Bolsonaro!
- Marco Aurélio: denúncia contra Greenwald é problemática e perigosa!
- CNMP pode investigar procurador que denunciou Greenwald
- Edward Snowden: Vaza Jato é de interesse público!
- EUA vão ao ataque contra Snowden. De novo!