Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Bolsonaro perderá no STF se tentar reabrir comércio

Bolsonaro perderá no STF se tentar reabrir comércio

Presidente pode tirar o cavalo da chuva
publicado 07/04/2020
Comments
STFisolaBolsonaronodesejodereabrirocomrcio.png

O consenso em torno da necessidade do isolamento social como forma de combater o coronavírus isolou ainda mais o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Após fortes reações do Congresso Nacional, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foram na mesma linha.

Para o ministro Luís Roberto Barroso, uma possível suspensão das medidas de distanciamento pelo governo pode causar “genocídio” nas comunidades pobres do país.

“Teremos de fazer renúncias, porque desta decisão dependem as vidas daqueles que não têm acesso ao sistema privado. Voltar com a atividade econômica normal agora é achar que, como pobre consome pouco, não tem problema morrer”, afirmou ao portal UOL.

Barroso elogiou a atuação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e criticou o negacionismo de Bolsonaro. “O ministro da Saúde tem conduzido seus trabalhos com grande eficiência”, disse.

O ministro ainda confirmou que, caso Bolsonaro edite decreto para retomar as atividades do comércio, a medida será analisada pelo STF.

“Tenho expectativa de que o presidente ouça a área científica do próprio governo. Países que têm muito mais dinheiro que a gente viram efeitos terríveis ao não adotarem o isolamento social”, confirmou.

Já o ministro Gilmar Mendes, em entrevista ao Jota, apontou o mesmo caminho: “Tenho muita dúvida se algum tribunal vai validar eventual decisão do governo que contrarie as orientações da Organização Mundial da Saúde. Acho que nenhum juiz do Supremo validaria esse tipo de entendimento”.