STJ tira Richa do Moro!
Moro vai se sublevar?
publicado
20/09/2018
Comments
Do G1:
STJ tira de Moro investigação da Lava Jato que teve como alvo ex-governador do Paraná Beto Richa
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou nesta quarta-feira (19) que a investigação da 53ª fase da Operação da Lava Jato, que teve como um dos alvos o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB), seja retirada da competência de Sérgio Moro e remetida para outra vara da Justiça Federal em Curitiba.
O ministro Og Fernandes, relator do caso, considerou que os elementos apurados até o momento não têm relação com a Operação Lava Jato, para a qual Moro é designado exclusivamente, e portanto não devem ser julgados por ele.
Beto Richa foi citado nas delações premiadas do ex-executivo da empresa na região Sul, Valter Lana, e do ex-presidente da Odebrecht infraestrutura Benedicto Júnior, divulgadas no ano passado.
Eles disseram que Richa recebeu pelo menos R$ 2,5 milhões como caixa dois para campanha eleitoral em 2014 porque consideravam que se tratava de um político promissor, mas que não houve uma contrapartida específica.
(...) O STJ determinou que a investigação seja remetida por livre distribuição - ou seja, por sorteio, com exceção à 13ª Vara Criminal. (...) Segundo o ministro Og Fernandes, a competência é do Juízo Eleitoral da 177ª Zona Eleitoral de Curitiba.