Teich defende hospitais privados e assusta o Ministério da Saúde
(TV Brasil)
Deu na Veja - Gerou desconforto entre integrantes da equipe técnica do Ministério da Saúde o raciocínio do novo ministro, Nelson Teich, de que os hospitais estão perdendo o movimento proveniente de “doenças não Covid”, o que pode, segundo ele, gerar dificuldades para que eles “sobrevivam”.
Em sua primeira entrevista coletiva, concedida nesta quarta-feira (23) – cinco dias após a sua posse -, Nelson Teich destacou que as demandas dos hospitais estão caindo porque pacientes acometidos por outras enfermidades não estão procurando atendimento com receio de serem contaminados pelo coronavírus. Na avaliação do oncologista, isso pode gerar uma crise futura.
(...) Segundo integrantes do quadro técnico do Ministério da Saúde, as declarações foram recebidas com assombro tendo em vista que, em meio ao caos da pandemia, o novo ministro demonstrou preocupação com a remuneração de hospitais privados e clínicas, caso as outras doenças não sejam tratadas. A análise desses integrantes do corpo técnico do Ministério da Saúde é a de que a questão central do sistema sanitário não é essa no momento e que é preciso focar no maior problema do país: incômodo e a propagação da doença estado por estado.