Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Temer acaba com investimento em políticas contra homofobia

Temer acaba com investimento em políticas contra homofobia

Para onde vai o dinheiro?
publicado 29/09/2017
Comments
Sem Título-18.jpg

Do UOL:

O governo do presidente Michel Temer (PMDB) reduziu a zero, em 2017, os repasses federais para programas específicos de defesa da comunidade LGBT. O Ministério dos Direitos Humanos confirma essa paralisação e diz que o dinheiro agora está sendo usado para campanhas de conscientização (leia mais abaixo).

Historicamente vinculados a ministérios como os de Direitos Humanos, Justiça e Cultura, os projetos para essa parcela da população têm sido paulatinamente cortados desde 2015 e estão, até agora, extintos neste ano.

Levantamento feito pelo Aos Fatos em registros dos sistemas de acompanhamento orçamentário Portal da Transparência e Siga Brasil demonstra que os investimentos federais para ações específicas de combate à homofobia saíram de pouco mais de R$ 3 milhões em 2008 para R$ 519 mil em 2016. Os valores foram reajustados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Em 2008, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), havia programas como "Fomento a Projetos de Combate à Homofobia", "Apoio a Serviços de Prevenção e Combate à Homofobia" e "Banco de Dados sobre Cidadania Homossexual e Combate à Homofobia".

A partir de 2013, o governo Dilma Rousseff (PT) centralizou recursos em ações de "Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais".

Essas reservas orçamentárias serviam sobretudo para estabelecer convênios com municípios, Estados e organizações civis para instalação de centros de promoção e defesa da comunidade LGBT.

(...)