Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Teste desenvolvido por pesquisadores da UFBA pode identificar coronavírus em três horas

Teste desenvolvido por pesquisadores da UFBA pode identificar coronavírus em três horas

Obra do virologista Gúbio Soares
publicado 07/02/2020
Comments
Untitled-42.jpg

(Reprodução/TV Bahia)

Via Bahia Notícias - Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) desenvolveu um teste rápido que pode identificar o coronavírus em cerca de três horas. A pesquisa foi desenvolvida pelo virologista Gúbio Soares, do Instituto de Ciências da Saúde, e sua equipe.

Ao G1, ele contou que o teste é moderno e foi feito em uma máquina do instituto, usando a mesma técnica reproduzida na China, Alemanha e Estados Unidos. "Nós usamos um teste específico para o coronavírus, que funciona só com coronavírus. Temos um equipamento mais moderno, muito mais sensível para todos os vírus que a gente queira trabalhar. Na realidade ele é um real time mais moderno, mais sensível, com resultado mais breve", disse o pesquisador ao portal. Soares foi um dos pesquisadores que identificou o zikavírus.

No caso do coronavírus, ele conta que a extração é feita na máquina. "É um equipamento automatizado, não tocamos no material, colocamos com luva e máscara. A partir dali nós vamos extrair o material genético do vírus e vamos levar para outra máquina. Usamos a secreção da faringe", explicou.

De acordo com ele, a máquina pode ser usada tanto na rede pública quanto na rede particular. O grupo desenvolveu o teste quando recebeu uma amostra do vírus de um hospital particular de Camaçari e agora estão abertos a receber materiais de outras unidades.

"Qualquer hospital que quiser mandar as amostras suspeitas para nós [do coronavírus], nós fazemos e damos o resultado ao hospital. Já existe uma normativa de fluxo para os laboratórios públicos, mas nós queremos oferecer nossa capacidade técnica, científica de um descobrimento de vírus, que a gente tem trabalhado aqui, para oferecer ao estado, ao país, à população, e beneficiar principalmente o povo", destacou.

(...)

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!