Tiburi: "retórica do novo ministro é eugenista"
A filósofa e escritora Márcia Tiburi identificou nesta quinta-feira 16/IV traços de eugenia na retórica do novo ministro da Saúde, Nelson Teich. Em vídeo de abril do ano passado, Teich afirmou que o dinheiro para Saúde é "baixo" no Brasil e, por isso, devem ser feitas "escolhas". No vídeo, ele apresenta a seguinte situação: um idoso com problemas de saúde "que pode estar no final da vida" ou um adolescente. "Qual vai ser a escolha?", questionou.
Disse Tiburi nas redes sociais:
A retórica do ministro da saúde é eugenista. A eugenia é um discurso e uma prática que tem um objetivo: eliminar « indesejáveis ». Indesejável para o neoliberalismo é sempre o pobre.
— marcia tiburi (@marciatiburi) April 16, 2020
Veja outras reações à nomeação de Teich:
Nelson Teich, novo Ministro da Saúde: empresário, amigo de Paulo Guedes, consultor de hospitais de luxo e nenhum dia como gestor de saúde pública (segundo seu currículo oficial). Alguém acha que ele vai lembrar dos 150 milhões de brasileiros que dependem do SUS?
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) April 16, 2020
O novo Ministro da Saúde começou mal ao sinalizar que pode alterar as medidas que estavam sendo adotadas em acordo com as melhores práticas internacionais e científicas. Nelson Teich falou mais de economia do que saúde e anunciou que há um alinhamento completo com o presidente.
— Marina Silva (@MarinaSilva) April 16, 2020
A fala devotada de Nelson Teich em favor do mercado e da economia demonstra que Paulo Guedes tem um grande concorrente à sua vaga. O novo ministro da Saúde parece muito mais interessado no capital do que em pessoas.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) April 16, 2020
Quem aceita trabalhar para um genocida que já se revelou o maior obstáculo no combate ao coronavírus no Brasil não merece confiança. O empresário Nelson Teich como ministro da saúde vai seguir seu chefe ou a ciência?
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) April 16, 2020