TRF-4 julga anulação do caso do sítio de Atibaia
"TRF-4, interrompa o Golpe". Protesto contra a perseguição ao presidente Lula em frente ao Tribunal, em 16/I/2018 (Créditos: Coletivo #ComLulaEmPOA)
O Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF-4) irá julgar hoje um recurso da defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pede a anulação da sentença do chamado "sítio de Atibaia".
A corte pode também decidir devolver o caso à primeira instância da Justiça, em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 27/VIII, que determinou que réus delatados devem fazer alegações finais depois dos seus delatores.
Por sua vez, o Ministério Público Federal (MPF) quer aumentar a pena de 12 anos e 11 meses que Lula recebeu na primeira instância da Justiça - a 13a Vara Federal de Curitiba.
Caso a condenação seja mantida ou a pena seja ampliada, Lula não voltará a ser preso: a mesma decisão do STF que permitiu que ele fosse solto em 8/XII, no caso do "triplex do Guarujá", determina que ele só voltará à prisão depois que não houver mais qualquer possibilidade de recurso em nenhuma instância da Justiça.
A sessão deverá ter início às 9:00 da manhã.
Nesta segunda-feira 25/XI o ministro Edson Fachin do STF negou um pedido da defesa de Lula pra suspender o julgamento do TRF-4.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: