Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Trump faz do Brasil um "aliado extra-OTAN"!

Trump faz do Brasil um "aliado extra-OTAN"!

Jair Messias se torna "parceiro preferencial". É para invadir a Venezuela?
publicado 01/08/2019
Comments
Trump.jpg

Trump apenas dá risada enquanto Bolsonaro assina o livro de visitas da White House, em 19/III/2019... (Créditos: Alan Santos/PR)

Um memorando do presidente norte-americano Donald Trump, divulgado na noite desta quarta-feira (31/VII), estabelece o Brasil como um "aliado preferencial extra-OTAN". Segundo Trump, a medida facilita a colaboração no desenvolvimento de tecnologias de defesa e a participação em exercícios militares conjuntos.

Em março, durante o encontro com Jair Messias na Casa Branca, Trump afirmou que iria se esforçar para que o Brasil se tornasse "um aliado na OTAN", o que implicaria em sua entrada na organização - entretanto, segundo O Globo, isso ainda dependeria de um convite formal da aliança.

"Eu disse ao presidente Bolsonaro que também pretendo indicar o Brasil como um grande aliado extra-OTAN, ou até mesmo começar a cogitar como um integrante da OTAN. Eu tenho que conversar com muita gente, mas talvez se tornar um integrante da OTAN seria um grande avanço para a segurança e cooperação entre nossos países", disse Trump na ocasião.

A designação como "aliado preferencial" também garante ao Brasil "acesso privilegiado à indústria de defesa dos Estados Unidos".

Algo de grande valia, principalmente após a venda da Embraer à norte-americana Boeing!

A OTAN é a Organização do Tratado do Atlântico Norte, bloco militar liderado pelos Estados Unidos. A aliança foi fundada logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1949, como uma barreira contra a "expansão do comunismo soviético" e "em defesa da democracia".

O Conversa Afiada especula que, talvez, o próximo objetivo de Trump seja levar a "democracia" à Venezuela...

Em tempo: sobre outro exemplo de submissão do Bolsonaro ao imperialismo norte-americano, assista à TV Afiada Alcântara é o pedaço do Brasil em que Trump manda.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: