Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Urgente! Ministro-astronauta prova que a Terra é redonda!

Urgente! Ministro-astronauta prova que a Terra é redonda!

Esmael: será que ele convence o governo Bolsonaro?
publicado 22/01/2020
Comments
Terra Plana.jpg

Revelação pode causar um racha no bolsonarismo! (Originais: Manassés Barreto/Wikimedia Commons e European Southern Observatory/Wikimedia Commons)

Um dos pilares da extrema direita mundial nos dias de hoje é o anti-intelectualismo - um desprezo não apenas pelos livros, pelas instituições educacionais e pelas manifestações culturais, mas também pelos avanços científicos.

Não é um fenômeno exclusivo do Brasil de Bolsonaro - é recorrente no governo Trump, na Hungria de Viktor Orbán, na Polônia anti-imigração.

Isso explica os ataques contra a cultura, contra as universidades, a negação das mudanças climáticas, o desprezo pelas estatísticas e pela livre circulação da informação.

Em cantos obscuros da internet, esse sentimento toma forma mais nefastas, como o revisionismo histórico que nega o Holocausto da Segunda Guerra Mundial.

Ou expressões mais absurdas, como os grupos que acreditam que a Terra é plana.

Em novembro de 2019, por exemplo, cerca de 400 pessoas se reuniram em São Paulo para uma convenção de "terraplanistas", como eles se intitulam...

Em dezembro, durante discurso na Faculdade de Direito da USP, o presidente Lula perguntou: por que Marcos Pontes, o ministro-astronauta da pasta de Ciência e Tecnologia, nunca afirmou a esses bolsonaristas que a Terra não é plana?

Nesta terça-feira 21/I, finalmente, o ministro tomou uma atitude!

"Para quem ainda acha que a Terra é plana, veja a segunda foto", disse ele em seu Twitter, em mensagem acompanhada de fotos tiradas de nosso planeta pela NASA.


Reprodução/Twitter

Será que tal posicionamento irá gerar um novo racha no Bolsonarismo?

Em tempo: em seu blog, Esmael Morais afirma não estar convencido de que o ponto de vista de Marcos Pontes irá agradar o governo Bolsonaro. Para ele, o ministro-astronauta poderá ser demitido por espalhar fake news!

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada:

registrado em: