Vaza Jato revela os laços entre Barroso e o Dallanhinho
O ministro do STF Luís Roberto Barroso e o procurador Deltan Dallagnol, em evento em universidade no DF, em 2016 (Créditos: José Cruz/Agência Brasil)
Novo capítulo da Vaza Jato, publicado na manhã de hoje (25/IX) por Reinaldo Azevedo (UOL) e Leandro Demori (Intercept Brasil) mostra que, em diversas ocasiões, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), comportava-se como uma espécie de "tutor" do procurador Deltan Dallagnol, o Dallanhinho da força-tarefa de Curitiba.
Trata-se de "uma relação de proximidade que beira a cumplicidade", segundo Reinaldo Azevedo.
A proximidade com o ministro não é compartilhada com os demais procuradores da Lava Jato: "o acesso a Barroso é privilégio apenas seu", afirma o jornalista.
Azevedo já revelou, em 17/VII, que Dallagnol e o ministro Barroso se encontraram em um coquetel reservado em abril de 2016.
A reportagem lista, além deste, mais alguns exemplos que evidenciam tal amizade.
"Barroso foi para guerra aberta. E conta conosco como tropa auxiliar", disse o Dallanhinho em 29/III/2018.
E sobre o comercial das "Dez Medidas Contra a Corrupção", que seria exibido na Globo e pago com dinheiro da Vara de Curitiba? "Hoje falei com Barroso, que gostou muito da ideia das medidas e da campanha da TI [Transparência Internacional] e vai divulgar. Passei pra ele os arquivos e materiais", disse Dallagnol em 28/V/2018.
"Um Barroso vale 10 PGRs", afirmou o Dallanhinho em 25/V/2019.
Além disso, segundo Reinaldo Azevendo, "o apreço de Dallagnol por Barroso tem até um percentual". Em 20/IV/2018, a Revista Veja - o detrito sólido de maré baixa - publicou um questionário em seu site: quem é você no STF?.
"Ha! Eu sabia. 89% Barroso", comemorou Deltan Dallagnol.
Leia a reportagem completa no UOL.
Em tempo: para o ministro Barroso, a Vaza Jato do Intercept não passa de uma "fofocada"...
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Dallanhinho conquista Barroso em "coquetel reservado"
- "Vou te pedir pra ser laranja", disse Deltan a procuradora
- Chegou a hora da vingança suprema?
- Barroso chama Vaza Jato de "fofoca"
- Dallagnol e Fux foram a reuniões secretas com banqueiros!
- Dallanhinho propôs pagar comercial na Globo com grana da Vara de Curitiba