Vazamento de vídeo foi para denunciar o racismo!
Robson e Diego: deixar passar seria falta de caráter (Reprodução/R7)
Via R7:
O designer gráfico Robson Cordeiro Ramos conversou com o R7 sobre o vídeo em que William Waack, âncora do Jornal da Globo, aparece fazendo um comentário racista. Ele e o amigo e ex-funcionário da TV Globo Diego Rocha Pereira são os responsáveis por gravar e divulgar as imagens.
Robson contou ele e o amigo estavam indignados com a atitude de Waack e decidiram divulgar as imagens para um grupo de líderes do movimento negro. A intenção, segundo o designer, era mostrar como um jornalista sério também pode ser racista.
— Achava muita falta de carácter deixar passar isso, principalmente por conta do movimento negro, do que a gente acredita, ainda mais sendo um âncora de um jornal falar uma coisa dessas.
Segundo ele, a demora na divulgação das imagens (um ano após a gravação) se deu por acaso. Há uma semana, Robson encontrou o vídeo guardado em seus arquivos e decidiu compartilhar.
Com a repercussão do caso, o designer e o amigo negam terem feito isso em busca de dinheiro ou fama.
— A gente nem sabia a proporção que ia isso ia tomar, tínhamos soltado apenas para a galera se indignar junto com a gente. Quando ele chegou para mim, até mostrei para a imprensa, mas, na época, ninguém deu vazão. A gente chegou a ouvir “se não é do (William) Bonner não interessa”. Se a gente soubesse, tinha soltado antes.
Robson e Diego tem recebido apoio de outras pessoas pelas redes sociais mas já esperam represália da emissora.
— Sabemos que a Globo vai nos processar.
Procurada para comentar o caso, a TV Globo não se manifestou até o momento.
(...)