Vídeo: Bolsonaro faz comercial da hidroxicloroquina nas redes sociais
(Redes Sociais)
Em mais uma demonstração de irresponsabilidade, Jair Bolsonaro publicou nas redes sociais um vídeo no qual faz propaganda da hidroxicloroquina e, supostamente, ingere o remédio, que não tem qualquer eficácia comprovada contra a Covid-19 (que o presidente anunciou nesta terça-feira 7/VII ter contraído).
"Estou tomando aqui a terceira dose da hidroxicloroquina. Estou me sentindo bem. Com toda a certeza está dando certo", disse Bolsonaro no vídeo
Na sequência, ele reconheceu que a droga não tem eficácia comprovada: "sabemos que nenhum [medicamento] tem a sua eficácia cientificamente comprovada, mas é mais uma pessoa que está dando certo. Eu confio na hidroxicloroquina. E você?".
Assista:
Nesta terça, logo depois de Jair Bolsonaro revelar que testou positivo para o novo coronavírus e que fez uso da hidroxicloroquina, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reafirmou que a substância é completamente ineficaz no tratamento da Covid-19.
"Todo nosso trabalho faz parte de um processo bem estabelecido, claro que estamos melhorando este processo. Fazemos uma revisão sistemática das evidências e isso demora, pois temos um grande número de estudos. Interrompemos o ensaio da hidroxicloroquina pela segurança, já que não podemos colocar a vida das pessoas em risco. Temos evidências suficientes para saber que não há nenhum impacto para pacientes hospitalizados com Covid-19", disse em entrevista coletiva Soumya Swaminathan, cientista-chefe do órgão, ao explicar por que os testes com a substância foram suspensos.
Na entrevista, Michael Ryan, diretor-executivo do Programa de Emergências em Saúde da entidade, disse torcer pela pronta recuperação de Bolsonaro.
"Desejo melhoras ao presidente. Outros países tiveram a mesma experiência. Isso realmente demonstra a realidade deste vírus. Todos nós estamos potencialmente expostos a ele, seja quem for. Temos a mesma vulnerabilidade", iniciou.