XP constata: dispara a rejeição a Bolsonaro
(Redes Sociais)
Pesquisa realizada pela XP Investimentos e divulgada nesta sexta-feira 3/IV atesta a queda na popularidade de Jair Bolsonaro, cuja postura irresponsável em meio à pandemia do novo coronavírus fica cada vez mais evidente.
Segundo o levantamento, 42% consideram o governo ruim ou péssimo - em março, eram 36% as avaliações negativas. Já os que consideram o governo bom ou ótimo são 28%, contra 30% no início de março. Em relação especificamente ao enfrentamento à pandemia, apenas 29% consideram positiva a atuação de Bolsonaro, que é negativa para 44%.
A mudança coincide com uma melhora na imagem do Congresso Nacional e dos governadores. O Legislativo passou a ser visto como ótimo ou bom por 18% da população, contra 13% na pesquisa anterior. A avaliação negativa caiu de 44% para 32%.
Em relação aos governadores, o ótimo/bom passou de 26% para 44%, e o ruim/péssimo, de 27% para 15%.
Além disso, 50% dos entrevistados disseram que a economia está no caminho errado, enquanto 36% confiam no caminho certo, e 14% não responderam.
A recomendação do isolamento social durante a pandemia é vista como ideal por 80% dos entrevistados - 12% avaliaram a medida como um exagero e 6% afirmaram que este não é o melhor caminho.
A XP ouviu mil pessoas, em pesquisa de abrangência nacional, nos dias 30 e 31/II e 1/IV. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.