XP/Ipespe: maioria dos brasileiros vê excessos da Lava Jato
(Crédito: Eduardo Matysiak)
Mais da metade dos brasileiros acredita que a Operação Lava Jato cometeu excessos. É o que aponta pesquisa XP/Ipespe realizada entre 9 e 11 de outubro e divulgada pela InfoMoney nesta terça-feira 15.
Segundo o levantamento, 54% dos entrevistados apontam os exageros da Lava Jato. Desses, 14% afirmam que os resultados valeram a pena, enquanto 40% defendem que algumas decisões tomadas na operação sejam revistas.
O crescimento do movimento crítico à Lava Jato vem na esteira da divulgação, pelo Intercept Brasil, da série de reportagens Vaza Jato, que revelou os escândalos protagonizados pelo então juiz da operação, Sergio Moro, e os procuradores da força-tarefa liderada por Deltan Dallagnol.
Na pesquisa XP/Ipespe, 78% dos entrevistados disseram ter conhecimento da troca de mensagens entre Moro e os procuradores.
Ainda sobre a imagem da Lava Jato, o levantamento mostra que, para 33%, o vazamento prejudicou a operação. É o maior nível já registrado pela XP/Ipespe.
A pesquisa apontou, ainda, que 53% dos entrevistas acreditam que Lula deveria passar para o regime semiaberto. Desses, 30% defendem que o movimento aconteça apenas se Lula quiser; 23% defendem que isso ocorra independentemente da vontade dele.
Já 37% dos consultados responderam que Lula deve continuar preso em regime fechado. Outros 10% não responderam.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |