O Dia das Mães vai bombar. Bye-bye Serra 2010
O Conversa Afiada reproduz o release da Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial – Dia das Mães 2010:
Dia das Mães 2010 traz recorde de otimismo entre os varejistas e algumas regiões já vêem impactos da Copa
Pesquisa com 936 executivos do varejo, realizada de 6 a 15 de abril de 2010, mostra recorde na expectativa de aumento do faturamento para o Dia das Mães
desde o início da pesquisa, em 2006
São Paulo, 29 de abril de 2009 - A Pesquisa Serasa Experian de Perspectiva Empresarial para o Dia das Mães 2010 apresentou a maior parcela de empresários, 60%, otimistas quanto a um faturamento mais elevado, na comparação com a mesma data do ano passado. É o maior percentual de otimistas para o Dia das Mães desde o início da pesquisa, em 2006. Nesta data de 2009, apenas 34% partilhavam da mesma opinião em relação ao faturamento, caracterizada como o pior Dia das Mães. Em 2010, 33% acham que o faturamento repetirá 2009, e para 7% cairá.
Os varejistas de todo o Brasil esperam que o faturamento no Dia das Mães 2010 cresça, em média, 5,3% em relação à mesma data do ano passado.
Na análise por porte, as grandes empresas são as mais otimistas, com 85% de seus empresários apostando em aumento do faturamento no Dia das Mães 2010. Em seguida, estão as médias empresas com 74%, e as pequenas, com 56%.
No levantamento regional, os empresários do varejo que mais acreditam em crescimento do faturamento neste Dia das Mães, em relação a igual data de 2009, são do Norte (68%), Nordeste (66%) e Centro-Oeste (66%). O Sul e o Sudeste também têm maioria nesta opinião, cada Região com 58% de seus varejistas.
Presentes que serão mais oferecidos
Roupas, sapatos e acessórios são apontados por 31% dos empresários como o presente mais ofertado neste Dia das Mães 2010. As flores estão em segundo lugar, de acordo com 18% dos varejistas. Na sequência estão celular (15%), eletrodomésticos (14%), perfumaria e cosméticos (8%), eletrônicos (6%), jóias e relógios (2%), chocolates e doces (1%), utilidades domésticas (1%), decoração e móveis (1%), CD´s, DVD´s e livros (1%), viagens (1%) e outros (1%).
No Dia das Mães 2009, os presentes apontados foram: roupas, sapatos e acessórios (29%), flores (19%), celular (16%), eletrodomésticos (13%), perfumaria e cosméticos (7%), eletrônicos (5%), jóias e relógios (2%), chocolates e doces (2%), CD´s, DVD´s e livros (1%), refeição comemorativa em restaurante (1%), utilidades domésticas (1%) e nenhum (4%).
Composição das vendas
No Dia das Mães 2010, 52% das vendas serão à vista e 48% a prazo, a mesma relação verificada em igual data de 2009.
Meios de Pagamento
As vendas à vista serão realizadas em dinheiro (42%), cartão de crédito (23%), cartão de débito (17%), cheques (16%) e cartão da própria loja (2%). No Dia das Mães de 2009, a pesquisa apontava vendas realizadas em: 43% a dinheiro, 22% com cartão de crédito, 18% com cheques, 16% no cartão de débito e 1% com cartão da própria loja.
As vendas a prazo serão: 44% cartão de crédito parcelado; 32% cheque pré-datado; 16% financiamento ou crediário; 3% cartão de débito parcelado; 2% cartão da loja parcelado e 3% outros. No Dia das Mães 2009, as vendas a prazo foram realizadas em: 40% cartão de crédito parcelado, 35% cheque pré-datado, 21% financiamento ou crediário, 3% cartão de débito parcelado e 1% cartão da própria loja parcelado.
Repercussão da Copa Mundial de Futebol nas vendas do Dia das Mães
Para 27% dos varejistas, as vendas do Dia das Mães 2010 apresentarão alguma influência por conta da proximidade da Copa Mundial de Futebol na África do Sul. Para 72% ainda não serão influenciadas.
Na análise por porte, as grandes empresas têm 34% de seus empresários acreditando que a Copa do mundo vai influenciar as vendas no Dia das Mães 2010 e 66% acreditando que não. Nas médias empresas a relação é 29% para sim e 70% para não, e nas pequenas empresas 27% afirmativamente e 72% negativamente.
Na abordagem regional, o Nordeste se destaca com o Dia das Mães bem influenciado pela Copa do Mundo, para 55% dos empresários e o oposto para 45%. No Centro-Oeste 40% acham que a data será influenciada e 60% acreditam que não. No Norte o perfil é próximo: 39% acham que terá impacto e 60% não. No Sudeste 24% dos varejistas acham que a Copa do Mundo vai impactar as vendas do Dia das Mães e 74% ainda não percebem isto. No Sul, são 17% acreditando em alguma influência e 81% em nenhuma.
Análise
Segunda melhor data do varejo, o Dia das Mães deste ano, com otimismo recorde de 60% dos varejistas esperando elevação do faturamento, segue os bons indicadores da economia e se fundamenta na evolução do emprego e da renda, na normalização do crédito à pessoa física e na queda da inadimplência.
O varejo deve intensificar as promoções, inclusive em parceria com a indústria, baseadas, principalmente, nos prazos mais longos de financiamento, na busca pelos consumidores menos endividados.
A permanência de roupas, sapatos e acessórios e flores nas primeiras posições dos presentes mais ofertados apontam que os consumidores mais endividados partirão para os produtos de menor valor agregado neste Dia das Mães. Pelo menos, a opção de “nenhum presente” que consta da mesma data de 2009, por conta da crise e do desemprego, desapareceu este ano.
Nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte o Dia das Mães já entra no ritmo de Copa do Mundo.
Metodologia
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia das Mães 2010 foi a campo entre os dias 06 a 15 de abril, com 936 executivos do setor do comércio de todo o país. A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para as datas comemorativas do varejo começou a ser desenvolvida em 2006. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra de empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.