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Daniel Dantas fecha o porto de Santos

Quem boicota e torpedeia o projeto da Dilma de abrir os portos à concorrência ?
publicado 28/02/2013
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Saiu no G1:

Impasse continua e caminhões congestionam rodovia mais uma vez


Caminhões ocupam o acostamento. Grupo queimou pneus em protesto.

(…)

Nesta quarta-feira (27), o Sindicatos dos Caminhoneiros resolveu fazer uma paralisação. Eles decidiram que nenhum caminhoneiro irá carregar ou descarregar mercadorias no terminal portuário Santos Brasil. Eles alegam que esperam muitas horas para descarregar nos terminais e afirmam que falta infraestrutura para receber os caminhoneiros, já que não há banheiro, restaurantes e nenhum lugar para dormir. Durante a noite, a fila de caminhões diminuiu porque a Polícia Militar reforçou o policiamento no local para garantir a movimentação dos veículos.

Navalha

Quem é o dono da Santos Brasil ?

O Daniel Dantas.

Quem boicota e torpedeia o projeto da Presidente Dilma Rousseff de abrir os portos à concorrência ?

“Empresários privados” que exploram os portos do Governo em associação (para ser generoso) com sindicatos ligados ao Paulinho da Força (ou “Pauzinho do Dantas”, como disse amigo navegante deste ansioso blog).

O que quer a Presidenta ?

A presidente Dilma Rousseff teve um encontro, nesta quarta-feira (27), com alguns dos principais empresários do país, e defendeu a Medida Provisória que muda as regras para exploração dos portos. Na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a presidente disse que é preciso abrir a concorrência nos portos para reduzir os custos dos produtos brasileiros, e voltou a assegurar que os empregos no setor não estão ameaçados. “Abrir os portos não significa tirar um, um ou meio ou um milímetro de direito do trabalhador portuário. Pelo contrário, nós mantivemos intacta a forma pela qual esses direitos foram garantidos”, declarou Dilma.

Fonte do Palácio do Planalto informou ao ansioso blogueiro que, sem mexer em nada, em nenhum direito adquirido de trabalhador, e só com a introdução de concorrentes, será possível baratear as operações em Santos em 25%.

Um deputado federal que trabalha na aprovação desta nova Lei informou ao Conversa Afiada que, se quiser – “se”, é importante frisar -, se quiser, a Santa Aliança entre Daniel Dantas e os amigos do Paulinho da Força podem estabelecer uma escala e dar preferencia a navios e preterir outros, na operação de atracamento, a depender de critérios muitas vezes imperceptíveis a olho nu.

Sabe-se, também, que o conjunto de atividades ligadas, hoje, ao porto de Santos é importantíssimo meio de financiamento de campanhas ao Congresso Nacional.

Sempre foi muito complexo esse nexo entre portuários-portos-empresas-Governo.

No Brasil e no mundo.

Hollywood tem um clássico sobre a matéria: “On the waterfront”, aqui impropriamente traduzido como “Sindicato de Ladrões”.

 



Clique aqui e aqui para ler o que o Conversa Afiada já publicou sobre o edificante papel de Daniel Dantas na questão dos portos brasileiros.


Paulo Henrique Amorim