Trololó tucano é o mesmo há 20 anos
Saiu no Estadão, em estado comatoso:
Entrevista com Persio Arida, sócio do BTG Pactual e um dos formuladores do Plano Real – o “Larida”- , com Andre Lara Rezende, um dos dos heróis do livro “Cabeças de Planilha” de Luis Nassif (como se sabe, o Padim Pade Cerra boicotou o Plano Real desde o início):
O BRASIL PRECISA DE MENOS INTERVENCIONISMO'
Persio Arida defende mudança radical na condução da política econômica
(…)
Pergunta: O que está dando errado (sic) ?
Acho que o Brasil teria muito a se beneficiar de uma menor intervenção estatal na economia, de uma redução dramática do volume de subsídios às empresas, de uma contração fiscal. Ou seja, da redução do tamanho do Estado, tirando menos impostos da sociedade e gastando menos. A abertura comercial também ajudaria muito. Claro que há entraves diplomáticos, tem Mercosul etc. Mas acho que fazer acordos de livre comércio com os parceiros comerciais que importam, que são Estados Unidos, Europa e Ásia, seria mais produtivo do que insistir no caminho do Mercosul.
Desse jeito, o Catanduva não sobe.
Os jenios tucanos dizem a mesma coisa desde 1994, quando Fernando Henrique se elegeu com o Plano do Governo Itamar e a TV Globo.
São vinte anos de impotência intelectual.
Que se resume assim.
Reduzir o tamanho do Estado de tal forma que seja possível afogá-lo numa banheira – como pregava o mentor intelectual do Ronald Reagan.
Tirar dinheiro dos pobres, que são pobres porque não tem vergonha na cara e não estudam.
Reduzir o imposto dos ricos, especialmente dos bancos – a que todos servem, lealmente.
A Globo é um caso à parte: ela não deve pagar imposto, nem o ECAD , para preservar o Patrimônio Cultural da Brasilidade.
Abrir a economia, fatiar para vender a Petrobrax.
Entregar a Vale a preço de banana.
Detonar o Mercosul, para impedir que se torne um obstáculo à ilimitada penetração americana na América do Sul.
Vinte anos …
E ainda querem ganhar a eleição.
Só no Golpe paraguaio (no Supremo).
Clique aqui para ler “Arida vai ao exterior: o André Esteves é um fracasso”; e “Bacha vs Belluzzo – os tucanos pregam, sempre, o entreguismo”.
Paulo Henrique Amorim