Leilão de rodovias es-pe-ta-cu-lar ! Chora, Urubóloga, chora !
Depois do deságio da BR-163 em Mato Grosso, esse novo leilão consegue uma redução de 52% no deságio mínimo fixado pela Dilma.
Chora, Dudu, chora !
Chora, Príncipe, você que não produziu nada que usasse tijolo e cimento.
Saiu na Agência Brasil:
Consórcio Triunfo vence leilão de rodovias com deságio de 52%
Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O consórcio Triunfo Participações e Investimentos foi vencedor do leilão para a concessão do lote de trechos das rodovias BR-060, BR-153 e BR-262 no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. O grupo fez a proposta de pedágio de R$2,85 para cada 100 quilômetros rodados, com deságio de 52% com relação ao teto de R$5,94 fixado pelo governo.
O leilão, ocorrido na manhã de hoje (4) na BMF&Bovespa, foi realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Este foi o terceiro leilão de rodovias previsto no Programa de Investimentos em Logística (PIL). Desta vez foram concedidos à iniciativa privada 1.176,50 quilômetros de rodovias. O grupo empresarial vencedor terá 30 anos de concessão, com investimentos de R$ 7, 15 bilhões.
O contrato prevê ao vencedor o investimento em exploração da infraestrutura e em prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade das rodovias, além do contorno de Goiânia (GO). Os serviços serão executados em 630,20 quilômetros das BRs-060 e 153, – desde o entroncamento com a BR-251, no Distrito Federal, até a divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo – e em 546,30 quilômetros da BR-262 – entre o entroncamento com a BR-153 e o entroncamento com a BR-381, no estado de Minas Gerais.
Na última quarta-feira (27) foi leiloado um trecho da BR-163, em Mato Grosso. Dos sete consórcios ou empresas individuais que concorreram, o vencedor foi o grupo Odebrecht S/A, que fixou a tarifa de pedágio em R$ 2,63 a cada 100 quilômetros rodados, valor 52,03% abaixo do teto estabelecido pelo governo federal (R$ 5,50). Com o compromisso de investir em melhorias na BR-163, a ganhadora do leilão poderá explorar por 30 anos o trecho de 850,9 quilômetros, da divisa com o estado de Mato Grosso do Sul até a cidade de Sinop, em Mato Grosso. É a terceira etapa do Programa de Concessão de Rodovias Federais. Os investimentos devem chegar a R$ 4,6 bilhões até o fim do contrato. Nos primeiros cinco anos, as pistas serão duplicadas, e a cobrança do pedágio poderá começar quando 10% do trecho estiverem concluídos.
Em tempo1: o Conversa Afiada reproduz e-mail que recebeu do amigo navegante Julio Feferman:
Caro PHA,
O Globo online de hoje publica matéria, assinada por Roberta Scrivano e Lino Rodrigues, sobre concessões de rodovias. Os jornalistas globais insistem no erro (ou seria manipulação?) rudimentar de igualar privatização a concessão.
Repare que o título da matéria é “Com deságio de 52%, Triunfo vence leilão de privatização das BRs 060, 153 e 262” enquanto que no texto relatam: “O presidente da Triunfo, Carlo Bottarelli, afirmou que a empresa participará de outros leilões e frisou que as alterações feitas pelo governo nos editais deixaram as concessões mais atrativas”.
Alguém poderia explicar para eles a diferença entre esses dois modelos? Afinal, nunca é demais promover a alfabetização na imprensa
pigal.
Saudações,
Julio Feferman
Em tempo2: a pedido do Julio, para iluminar - se é que é possível - os merválicos piguentos:
Em tempo3: como diz o Mino Carta, no Brasil os jornalistas são piores que os patrões.