Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 02 / 10 / Não vai ter apagão

Não vai ter apagão

A Urubóloga deve um apagão à Dilma. Todo verão ela anuncia um
publicado 10/02/2014
Comments

 

 


A propósito do delírio pigal (*) sobre a iminência de um apagão como o do Príncipe da Privataria, o Ministério das Minas e Energia emitiu a seguinte nota oficial:


MME: abastecimento de energia elétrica ao País está assegurado


Em nota à imprensa divulgada na tarde desta segunda-feira, 10 de fevereiro, o Ministério de Minas e Energia garante que, “apesar das adversidades climáticas que o país enfrenta, com a consequente redução da afluência hídrica dos reservatórios das usinas hidrelétricas”, o fornecimento de energia elétrica do país “está assegurado, em quantidade e qualidade necessárias ao adequado atendimento de todos os consumidores”.

A nota do MME foi expedida em função de notícias, análises e especulações divulgados pelos meios de comunicação no último fim de semana”.

A nota

É a seguinte a íntegra da nova divulgada pela Assessoria de Comunicação Social do MME:


“NOTA À IMPRENSA"



A propósito de notícias, análises e especulações sobre o setor elétrico brasileiro, divulgadas pelos meios de comunicação no último fim de semana, o Ministério de Minas e Energia esclarece:

1 – Apesar das adversidades climáticas que o país enfrenta, com a consequente redução da afluência hídrica aos reservatórios das usinas hidrelétricas, o fornecimento de energia elétrica do País está assegurado, em quantidade e qualidade necessárias ao adequado atendimento de todos os consumidores;

2 - o planejamento do setor elétrico brasileiro considera um cenário conservador em relação ao consumo de energia. Além disso, com vistas à segurança, contrata-se nos leilões de reserva uma capacidade de geração adicional para atender o crescimento do mercado. Esses critérios de planejamento fazem com que haja sempre um excedente de energia, o que garante o suprimento mesmo com eventuais atrasos de algumas obras de geração;

3 - a transmissão também é dimensionada considerando um cenário conservador de carga em cada subsistema (correspondente à carga máxima não coincidente entre os subsistemas), o que, assim como na geração, garante um nível de segurança mesmo em caso de eventuais atrasos de obras;

4 - atualmente, o setor elétrico tem cerca de 127.000 MW de capacidade instalada de geração, dos quais, mais de 45.000 MW instalados após 2003. No que diz respeito à transmissão, o país tem mais de 116.000 km de linhas em operação, sendo que cerca de 40.000 desse total foram instalados nos últimos onze anos;

5 – graças à forte expansão da capacidade de geração e transmissão, o sistema elétrico brasileiro tem equilíbrio estrutural entre oferta e demanda, o que representa segurança para o abastecimento do país.

Brasília, 10 de fevereiro de 2014



(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.