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Interior: o Brasil que o PiG ignora

O PiG, o Datafalha e o Globope ...
publicado 15/05/2014
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O Conversa Afiada reproduz informações de uma pesquisa do Sebrae e do Data Popular, do Renato Meirelles:



Moradores do interior consomem R$ 827 bilhões por ano

 



Pesquisa do Sebrae e Data Popular revela potencial do mercado longe dascapitais e as oportunidades para os pequenos negócios

De cada R$ 10 gastos no Brasil, R$ 4 correspondem ao consumo efetuado no interior do país. Levantamento inédito do Sebrae, realizado em parceria com o Instituto Data Popular, mostra que o consumo fora das capitais e regiões metropolitanas soma R$ 827 bilhões ao ano, o equivalente a 38% do total do consumo no país. Esse cenário confirma a existência de um ambiente promissor para os pequenos negócios, na medida em que metade da população brasileira vive no interior e que essas regiões vêm apresentando um crescente desenvolvimento econômico.

“O consumo no interior hoje já é maior do que o PIB de muitos países, como Chile, Dinamarca ou Portugal, por exemplo. E ainda há muito potencial de crescimento, em especial para as micro e pequenas empresas que estão nessas localidades e conhecem melhor os  mercados e as demandas da sua população”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Além disso, a pesquisa mostrou que os consumidores no interior definem suas compras principalmente com base no preço e na qualidade e dão menos importância à marca, o que favorece as empresas menores que se preparam para oferecer bons produtos e serviços”, complementa.

O Brasil tem 4,6 mil municípios fora das capitais e regiões metropolitanas que reúnem 94,3 milhões de habitantes, o equivalente a 49% da população. A grande maioria (74%) desses moradores do interior vive em áreas urbanas, e apenas 26% vivem em áreas rurais. Entre os trabalhadores, 77% ganham até dois salários mínimos (já nos grandes centros, 64% estão nessa faixa de renda). “Embora a renda seja menor no interior, o consumo vem sendo favorecido pelo desenvolvimento das cidades e pelo aumento da circulação de dinheiro nos municípios. Uma das razões é o fato que 63% dos beneficiários do Bolsa Família vivem no interior”, destaca Renato Meirelles, presidente do Instituto Data Popular.
No último ano, os moradores dessas cidades gastaram R$ 265 bilhões de reais na manutenção do lar e outros R$ 118,4 bilhões com alimentação no domicílio. Medicamentos, material de construção e alimentação fora do lar (em restaurantes, bares e lanchonetes) também estão entre os principais gastos.

Nos próximos 12 meses, esses consumidores planejam comprar principalmente móveis para a casa, TVs, geladeiras, máquinas de lavar e viajar de avião. “O desejo de consumo representa bons negócios não apenas para o comércio, mas para todos os outros segmentos envolvidos. Isso porque será preciso fabricar móveis, prestar manutenção para as TVs, geladeiras e lavadoras, ter agências de viagens e lojas para vender malas, por exemplo”, avalia o presidente do Sebrae, que vê mais chances para as micro e pequenas empresas. “73% dos municípios do interior têm menos de 20 mil habitantes, o que diminui o interesse das grandes redes. Já o pequeno negócio pode nascer e crescer na sua própria localidade e assim ainda contribui para o desenvolvimento regional”, completa.

De olho nas oportunidades, o microempresário Marcos Vinicius de Sena e Paiva concluiu em 2013 uma obra com a qual vinha trabalhando há cinco anos para ampliar sua loja. Ele é dono de um supermercado em Jequitinhonha (MG), um dos municípios atendidos pelo programa de Desenvolvimento Territorial do Sebrae. De 180 m², a área de vendas passou para 600 m² e a clientela subiu de 1,2 mil para 1,8 mil pessoas por mês, com faturamento 50% maior. “Pude dar mais conforto aos clientes, diversificar a oferta de produtos e até mesmo inserir itens mais sofisticados”, revela o empresário.

No sertão de Pernambuco, a Microempreendedora Individual Lyedja Santos Ferreira começou a fazer a decoração para as festas de aniversário da filha e, trabalhando em casa, teve a ideia de começar a vender para outros clientes. Para não depender apenas do mercado local, criou uma loja na Internet e fez sua primeira venda para Gravataí, no interior do Rio Grande do Sul. Com o aumento no volume de negócios, abriu também uma loja física, em Cabrobó (PE). “Sempre procuro melhorar participando de palestras do Sebrae que ajudam bastante, principalmente a organizar o faturamento, que eu tinha muita dificuldade. Hoje, com muito orgulho, faço parte de festas de Norte a  Sul do Brasil e até nos Estados Unidos”, comemora.

O que consomem os moradores do interior
·         R$ 265 bilhões com reforma do domicílio

·         R$ 118,4 bilhões com alimentação no domicílio

·         R$ 61 bilhões com medicamentos

·         R$ 53 bilhões com material de construção

·         R$ 52,4 bilhões com alimentação em restaurantes, bares e lanchonetes

·         R$ 51 bilhões com veículo próprio

·         R$ 36 bilhões com vestuário e confecção

·         R$ 23 bilhões com eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos

·         R$ 22 bilhões com higiene e beleza

·         R$ 19 bilhões com educação

·         R$ 19 bilhões com móveis

·         R$ 18,5 bilhões com viagens

·         R$ 17 bilhões com recreação e cultura

·         R$ 14 bilhões com calçados

·         R$ 12 bilhões com bebidas

·         R$ 6,6 bilhões com produtos de limpeza

·         R$ 5 bilhões com livros e material escolar



O que os moradores do interior pretendem comprar em 2014
Entre os 94,3 milhões de habitantes de cidades fora das capitais e regiões metropolitanas:

·         23,2 milhões querem comprar móveis para a casa

·         17,4 milhões pretendem adquirir uma TV

·         13,2 milhões desejam comprar geladeira

·         12,1 milhões planejam adquirir máquina de lavar

·         11,8 milhões querem fazer uma viagem nacional de avião

·         9,1 milhões desejam um notebook ou netbook

·         8,8 milhões pretendem comprar moto

·         6,9 milhões querem comprar um carro

·         5,1 planejam ter um tablet

·         4,8 milhões planejam adquirir casa ou apartamento

·         4,1 milhões desejam fazer uma viagem internacional de avião

·         3,2 milhões querem comprar smartphone