Favela do Rio ganha cor
Localizada na zona sul do Rio de Janeiro e primeira a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), a comunidade Santa Marta tem visto suas casas ganharem novas cores.
Já foram pintadas 256 edificações ou 40% de toda a região desde 2010, em um trabalho que conta com a participação dos moradores e voluntários.
Por todo o mês de julho, uma ação batizada de #VisiteSantaMarta vai oferecer a oportunidade a turistas brasileiros e estrangeiros de conhecerem gratuitamente o morro que reúne histórias, cultura e uma das vistas mais bonitas da cidade.
Com a participação de 15 guias locais, um dos grandes atrativos do morro é o Espaço Michael Jackson, onde o popstar gravou um videoclipe em 1996. O guia e morador Gilson Fumaça, 36 anos, comemora a implantação da ferramenta: “É uma excelente na divulgação do turismo na favela Santa Marta. Vai contribuir para a atividade turística de base comunitária feita pelo morador e evitar o turismo de exploração feito por empresas que vendem tours para a favela e não contribuem para o desenvolvimento da economia local”, afirma Gilson, proprietário da pequena agência de turismo e evento Favela Scene.
O projeto, chamado Tudo de cor para você, é das Tintas Coral em parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro.