Petrobras explica por que adiou balanço
Ela vai aplicar ao balanço os prejuízos que tiver com a Lava Jato dos delegados aecistas.
publicado
14/11/2014
Comments
O Conversa Afiada reproduz nota à imprensa da Petrobras:
Informações sobre as demonstrações contábeis do terceiro trimestre de 2014
Em complemento ao comunicado divulgado em 13 de novembro de 2014 (leia em tempo), a Petrobras presta as seguintes informações:
A companhia optou pela divulgação das “informações contábeis relativas ao terceiro trimestre de 2014 ainda não revisadas pelos auditores externos” de modo a manter o mercado minimamente informado, em respeito ao princípio da transparência. Busca-se obter até 12.12.2014 um maior aprofundamento nas investigações em curso pelos escritórios de advocacia independentes e órgãos de fiscalização e controle externos, permitindo que eventuais ajustes nas demonstrações contábeis, como consequência das denúncias e investigações relacionadas à “Operação Lava Jato”, sejam adequadamente realizados.
Além disso, em diversos contratos financeiros da companhia, há “obrigação de fazer” (covenant) que determina o encaminhamento das demonstrações contábeis trimestrais, auditadas ou não, após o transcurso do prazo de 90 dias do encerramento do trimestre para os agentes financiadores, o que autoriza a Petrobras a entregar as demonstrações contábeis referentes ao terceiro trimestre até o dia 30.12.2014. Dessa forma, nos termos contratuais, a Petrobras pode apresentar as demonstrações contábeis até essa data.
Com relação ao prazo estimado para a divulgação do Formulário ITR referente a 30.09.2014, acompanhado do relatório de revisão especial emitido por auditor externo, diante das investigações em curso, até o momento não é possível determinar uma data para a divulgação dessa informação contábil. Ademais, a fixação do prazo de divulgação dessas demonstrações contábeis acompanhadas do relatório de revisão dos auditores externos ainda depende de avaliações dos próprios auditores. Assim que houver uma definição nesse sentido, a companhia comunicará ao mercado, com antecedência mínima de 15 dias, a data de divulgação.
Por fim, as agências de risco serão informadas dos motivos pelos quais a companhia não divulgou as demonstrações contábeis revisadas referentes ao terceiro trimestre dentro do prazo legal, assim como das ações que vêm sendo tomadas pela Petrobras.
Em tempo: o Conversa Afiada reproduz nota da Petrobras divulgada ontem (13/11):
Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2014 – Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras informa que não arquivará junto à Comissão de Valores Mobiliários – CVM as demonstrações contábeis do terceiro trimestre de 2014 (ITR 3T14) com o relatório de revisão dos seus Auditores Externos, PricewaterhouseCoopers (PwC), no prazo previsto na Instrução CVM 480/09, pelas razões expostas a seguir.
Como é de conhecimento público, a Petrobras passa por um momento único em sua história, em face das denúncias e investigações decorrentes da “Operação Lava Jato” conduzida pela Polícia Federal, na qual o ex-diretor de Abastecimento da Companhia, Paulo Roberto Costa, foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa e está sendo investigado pelos crimes de corrupção, peculato, dentre outros.
Diante de tal cenário, e considerando o teor do depoimento do ex-diretor de Abastecimento da Companhia, Paulo Roberto Costa, à Justiça Federal em 08/10/2014, quando fez declarações que, se verdadeiras, podem impactar potencialmente as demonstrações contábeis da Companhia, a Petrobras vem adotando diversas providências que visam ao aprofundamento das investigações.
Nesse contexto, a Petrobras celebrou contratos, em 24/10/2014 e 25/10/2014, com dois escritórios de advocacia independentes especializados em investigação, um brasileiro, Trench, Rossi e Watanabe Advogados e, outro norte-americano, Gibson, Dunn & Crutcher LLP, tendo por objetivo apurar a natureza, a extensão e os impactos dos atos que porventura tenham sido cometidos no contexto das alegações feitas pelo ex-diretor de Abastecimento da Companhia, Paulo Roberto Costa, bem como apurar fatos e circunstâncias correlatos que tenham impacto relevante sobre os negócios da Companhia. Tal contratação foi recomendada pelo Comitê de Auditoria em conformidade com as melhores práticas internacionais e autorizada pela Diretoria Executiva da Petrobras.
Entretanto, em decorrência do tempo necessário para se obter maior aprofundamento nas investigações em curso pelos escritórios contratados, proceder aos possíveis ajustes nas demonstrações contábeis com base nas denúncias e investigações relacionadas à “Operação Lava Jato”; e avaliar a necessidade de melhorias nos controles internos, a Companhia não está pronta para divulgar as demonstrações contábeis referentes ao terceiro trimestre de 2014 nesta data.
Por conseguinte, em observância ao princípio da transparência, a Petrobras estima divulgar, no dia 12 de dezembro de 2014, informações contábeis relativas ao terceiro trimestre de 2014 ainda não revisadas pelos Auditores Externos, refletindo a sua situação patrimonial à luz dos fatos conhecidos até essa data.
A Petrobras está empenhada em divulgar as informações do 3º TRI revisadas pelos Auditores Externos o mais breve possível e tão logo haja uma definição sobre a data da conclusão dos trabalhos a companhia comunicará ao mercado, com antecedência mínima de 15 dias, a data para a sua divulgação.
Em tempo2: ainda sobre a apresentação dos resultados do 3º trimestre de 2014:
Petrobras apresenta informações referentes aos resultados do 3º trimestre de 2014
A diretoria da Petrobras apresentará nesta segunda-feira (17/11) informações relativas aos resultados do 3º trimestre de 2014.
A conferência via webcast com investidores e analistas será realizada às 11h. A imprensa poderá acompanhar, em tempo real, no auditório da sede da empresa, no Rio de Janeiro.
Em seguida, às 13h, haverá a entrevista coletiva à imprensa no auditório central da sede da companhia.
Serviço
Evento: Informações referentes aos Resultados do 3º trimestre de 2014
Data: Segunda-feira, 17 de Novembro de 2014
Horário:
De 11h às 13h: Apresentação das informações sobre os resultados do 3º trimestre de 2014 para investidores e analistas. O evento será transmitido em tempo real para jornalistas presentes no auditório da sede da Petrobras (1º andar).
De 13h às 14h: Entrevista coletiva para a imprensa.
Local: Auditório central - Avenida República do Chile, 65, Centro, 1º andar - Rio de Janeiro.