Dilma ao Levy: prioridade é a inclusão social
No dia em que confirmou os novos ministros da área econômica, a Presidenta Dilma Rousseff reafirmou que o seu segundo mandato continuará voltado às questões sociais e à modernização do país.
“Continuarei priorizando a inclusão social, o emprego, o acesso à educação, a garantia de direitos a estabilidade política e econômica, o investimento em infraestrutura e na modernização do País e a elevação da renda do povo”, discursou nesta quinta-feira (27), na 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária, em Brasília (DF).
“Sabemos que muitas pessoas no Brasil, em algum momento do passado, repetiam algo que escutavam em certas áreas. Era dizer que pobres eram pobres porque queriam ser pobres, porque tinham preguiça e não porque pobres eram pobres através de um processo de exclusão que começa com a escravidão”, prosseguiu a Presidenta.
No evento, Dilma ressaltou a importância da Economia Solidária ao comentar a forma de desenvolvimento adotado pelo Brasil. “Temos um modelo de desenvolvimento que reconhece e valoriza a Economia Solidária como forma legítima e necessária de organização do trabalho”, opinou.
“Institucionalizamos a Economia Solidária, criamos a Secretaria de Economia Solidária e temos de reconhecer a liderança de Paul Singer. Criamos oportunidades para milhares de brasileiros que acreditam na cooperação e na autogestão como solução para problemas econômicos e sociais”, lembrou Dilma.
Abaixo, outras frases da Presidenta:
Há 12 anos, Economia Solidária, autogestão, finanças solidárias, bancos comunitários eram apenas ideias vagas.
Ideias que foram debatidas e sobre as quais se jogou muita esperança. É por ideias que nos movemos.
Avançamos na modernização da legislação de apoio às cooperativas e instituímos o Programa Nacional de Fomento às Cooperativas de Trabalho.
Com regulamentação das cooperativas, abrimos oportunidades no mundo do trabalho para segmentos tradicionalmente excluídos
O nosso compromisso é criar oportunidades de forma muito simples: abrir portas
Todos vocês, delegadas e delegados, foram parceiros e protagonistas na construção dessas políticas.
Nos próximos 4 anos, vou estabelecer diálogo construtivo e continuado com vocês
Vamos fortalecer ainda mais os empreendimentos solidários em todo o País.
Recebi um novo mandato do povo brasileiro para continuar fazendo mudanças.
O fomento à Economia Solidária estará, sem dúvida, entre nossas prioridades.
Aguardo as contribuições de vocês, vamos continuar construindo juntos um caminho prioritário que tem também foco na Economia Solidária.
Vamos aprimorar os mecanismos de oferta de crédito para os empreendimentos solidários
Vamos também avançar na assistência técnica, no treinamento, na qualificação para gestão.
Leia mais: