Petrobras: por que os valores das licitações mudam?
A propósito da entrevista de Sergio Gabrielli - “Dava para pegar o Paulo Roberto ?” - o Conversa Afiada recebeu o seguinte comentário de um amigo navegante:
Israel Just da Rocha Pita
Discordo do ex presidente em dizer que não há como detectar e controlar a corrupção na Petrobras. Peço a ele que explique o por que das alterações constantes e em valores exorbitantes dos preços contratados nas licitações ?
Dá para se desconfiar, pois estes valores (ficam ?) bem acima da inflação ocorrida no período, e a corrupção era bancada por estes aumentos estratosféricos nos aditivos.
A empresa podia até adiantar a propina mas seria grandemente compensada com os aditivos que eram constantes. A Abreu e Lima serve de exemplo.
O que faltou à Petrobras foi um sistema de acompanhamento e de fiscalização.
E se a diretoria atual não criar mecanismos de fiscalização, irão surgir outros corruptos e corruptores. Isto é matemática simples do: +, -, x, / e =.
E obteve a seguinte resposta ao comentário:
É uma visão simplória do processo. Os aditivos são estudados e justificados com análises das motivações e explicações sobre as mudanças: condições de mercado, mudanças de escopo, ajustes de projeto, mudanças de quantitativos, chuva, condições de terreno, atrasos regulamentários etc...
Os aditivos não são feitos sem justificativas.
Em tempo: o Conversa Afiada reproduz nota da Petrobras:
Recorde de operações com gás natural liquefeito garante suprimento para térmicas
Terminais tiveram papel fundamental na ampliação da oferta de gás natural ao mercado
A Petrobras consolidou, em 2014, a sua posição de destaque no mercado global de gás natural liquefeito (GNL). A comercialização de um total de 115 cargas do combustível em navios metaneiros (específicos para o transporte do GNL), ao longo do ano passado, foi recorde na companhia em operações deste tipo, o que representou um volume médio regaseificado de aproximadamente 20 milhões de m³/dia, a partir dos três terminais de regaseificação operados pela Transpetro nos estados do Rio de Janeiro, Ceará e Bahia.
Das 115 cargas comercializadas junto a 29 empresas fornecedoras, 100 foram importadas no mercado brasileiro e as outras 15 foram revendidas no mercado internacional, tendo como principais destinos Argentina, Coreia do Sul e países europeus. As principais origens do GNL importado ao longo de 2014 foram Nigéria, Trinidad & Tobago, Catar, Angola, Guiné Equatorial, Noruega, Espanha e Portugal.
A intensificação das operações de GNL no país tem como âncora a forte demanda por parte das usinas termelétricas. Além de garantir o suprimento necessário ao parque gerador do país, a importação de gás natural liquefeito possibilita maior flexibilidade na oferta do combustível. Este é um dos pilares da estratégia de atuação da Petrobras nesse mercado, ao lado da garantia de confiabilidade no pleno atendimento dos compromissos contratuais à luz das necessidades do mercado brasileiro.
A Petrobras conta atualmente com uma capacidade total de regaseificação de 41 milhões de m³/dia, sendo 20 milhões de m³/dia pelo Terminal da Baía de Guanabara (RJ), 14 milhões de m³/dia no Terminal da Bahia (BA) e 7 milhões no Terminal de Pecém (CE). A oferta de GNL é superior aos cerca de 32 milhões de m³/dia de gás importado da Bolívia e fica atrás, apenas, da produção nacional total – que gira em torno de 45 milhões de m³/dia.