Dilma faz parceria com Facebook
Saiu no Blog do Planalto:
Presidenta Dilma anuncia parceria do governo brasileiro com o Facebook
Após encontro com Mark Zuckerberg, nesta sexta-feira (10) a presidenta Dilma Rousseff anunciou parceria do governo brasileiro com o Facebook. A reunião com o fundador da rede social mais famosa do mundo ocorreu na cidade do Panamá, onde se realiza a 7ª Cúpula das Américas. Durante a conversa, ela foi presenteada com um casaco contendo a logo do Facebook e a bandeira do Brasil.
“Nós, a partir de agora, vamos fazer estudos em comum até que, quando chegar em junho, nós possamos desenhar um projeto comum cujo objetivo fundamental é a inclusão digital. Mas não é a inclusão digital pela inclusão digital. É a inclusão digital porque ela pode garantir acesso à educação, acesso à saúde, à cultura, à tecnologia. Enfim, olhar [essa rede social] como um instrumento”, avaliou a presidenta.
Dilma acrescentou que considera o Facebook um dos grandes produtos que geraram a revolução digital. E comparou revolução com o que ocorreu com a energia elétrica, “quando o mundo foi iluminado”. Agora, comparou, o mundo é iluminado pelo acesso ao conhecimento, pelo acesso a serviços. “Um dos mais importantes [conhecimentos] é o acesso a serviços de saúde, acesso a serviços de educação”, exemplificou.
A presidenta salientou as dificuldades encontradas atualmente para ampliar o acesso à internet e promover a inclusão digital. “Vocês sabem que nós temos áreas que são áreas de difícil acesso. A Amazônia toda, é uma. Tem áreas também no Centro-Oeste que esses problemas existem. Existem áreas no Nordeste. Enfim, todas as regiões no Brasil. Então, é muito importante essa parceria que nós, hoje, estamos encaminhando e que significa, basicamente, garantir o acesso à serviços, os mais variados, via internet”, acrescentou.
A presidenta lembrou que já existe uma parceria desse tipo em Heliópolis, em São Paulo. “Esse é um exemplo de um modelo que nós pretendemos utilizar”, comentou. Em sua página no Facebook, Zuckerberg elogiou o encontro, dizendo que foi “uma boa conversa”, para aumentar a conectividade das pessoas e da internet no Brasil.