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Ponte Rio-Niterói da Dilma é 29% mais barata do que a do FHC

"Com nova concessão, pedágio da ponte Rio-Niterói cairá de R$ 5,20 para R$ 3,70 a partir de junho"
publicado 18/05/2015
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No Blog do Planalto:


Com nova concessão, pedágio da ponte Rio-Niterói cairá de R$ 5,20 para R$ 3,70 a partir de junho




O fim do antigo contrato de concessão da Ponte Rio-Niterói foi uma boa oportunidade para o governo não somente renovar o serviço de atendimento ao tráfego na região, que é importante, mas também viabilizar mais benefícios à população, como a redução no preço do pedágio e melhorias na infraestrutura viária de ambas as cidades. Apenas no preço do pedágio, o governo conseguiu obter uma redução de R$ 1,50.

Com isso, o valor cobrado cairá dos atuais R$ 5,20 para R$ 3,70 a partir de 1° de junho, um deságio de 36,7% em relação ao máximo previsto no na licitação. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (18), durante a assinatura do novo contrato com o grupo que assumirá a administração da ponte a partir de junho.

A presidenta lembrou que a estrutura de 13 km, a maior ponte rodoviária do País, tem grande relevância para o País pelos 80 mil veículos que passam diariamente por ali por motivos de trabalho e também por todos os visitantes e turistas, que vão para as praias da Região dos Lagos.

“Então, quando a concessão veio aqui, para nós, era muito importante que fosse possível, não somente manter a qualidade da infraestrutura, mas também viabilizar outros benefícios para a população, tanto do Rio de Janeiro quanto de Niterói”, destacou.

Ela reforçou ainda que o governo, ao fazer essa licitação, obteve um pedágio mais barato, ao mesmo tempo em que o projeto incorporou, no caso de Niterói, a construção de uma passagem inferior do tipo “mergulhão” na Avenida Feliciano Sodré, passando sob a Praça Renascença, para proporcionar maior fluidez ao tráfego do sistema rodoviário.

Já no Rio de Janeiro, será feita uma ligação da ponte com a Linha Vermelha, com o objetivo de evitar que usuários que se dirijam à Baixada Fluminense e à Rodovia Presidente Dutra, utilizem a Avenida Brasil, o que atualmente agrava o trânsito na região.

Ao mesmo tempo, será construída a Avenida Portuária, para o acesso de caminhões ao Porto do Rio. “No caso do Rio, o trânsito para o Porto (…) criava grandes congestionamentos. Então, por todos os lados que se olha, a [nova concessão da] ponte trouxe uma melhoria operacional, agregando à cidade infraestrutura e novos benefícios”. As obras deverão ser executadas a partir de 2017 e 2018, respectivamente.

Dilma Rousseff elogiou ainda a beleza da Ponte Rio-Niterói, uma obra que já tem 41 anos e, “como vimos nessa apresentação, simplesmente reforça a beleza do Rio de Janeiro. É uma obra feita pelas mãos dos homens e mulheres que não agride uma das paisagens mais bonitas do mundo”.

 

 

Em tempo: Ainda no Blog do Planalto:


Segunda fase do programa de infraestrutura do governo vai reduzir o “custo Brasil”, afirma Dilma



O contrato de administração da Ponte Rio-Niterói, assinado nessa segunda-feira (18), marca a última concessão da primeira fase do projeto de investimentos em infraestrutura do governo federal. A partir de agora, começa a nova etapa do programa que, deve ser laçando no próximo mês de junho. “Esse vai ser um programa de concessões um pouco mais amplo, que vai abranger não apenas rodovias, mas rodovias, ferrovias, aeroportos, portos e outras concessões”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff durante a cerimônia de assinatura, no Palácio do Planalto.


Nesta segunda-feira, a presidenta Dilma participou da cerimônia de assinatura do novo contrato de concessão da ponte Rio-Niterói. O novo contrato vai garantir menor preço de pedágio e viabilizar novas obras para beneficiar a população. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Nesta segunda-feira, a presidenta Dilma participou da cerimônia de assinatura do novo contrato de concessão da ponte Rio-Niterói. O novo contrato vai garantir menor preço de pedágio e viabilizar novas obras para beneficiar a população. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Segundo a presidenta, a segunda fase dos investimentos configura uma nova forma de concessão, com duas características principais. “A primeira é o fato de que, como é importante para o País, a redução do custo Brasil”. A outra é a geração de infraestruturas de maior qualidade, construídas e concluídas em um período de tempo mais curto, em cerca de cinco anos. E o pedágio começa a ser cobrado quando 10% da obra estiver concluído.

Dilma enfatizou que a questão do pedágio é importante porque cria uma referência para a população de que a obra está sendo feita e a tarifa é absolutamente justa. Ela lembrou que tal procedimento só acontece quando se trata da primeira concessão, o que não é o caso da Ponte Rio-Niterói. Sobre a ponte, acrescentou ainda que o projeto foi muito bem-sucedido. “Conseguimos, nesse período, licitar 5.349 quilômetros de rodovia federal. E licitar em forma de concessão à iniciativa privada. Isso vai significar, ao longo do tempo, R$ 32 bilhões de investimento”.


Novo programa de investimentos em infraestrutura mostra maturidade


A presidenta Dilma disse creditar que o novo programa de investimentos em infraestrutura do governo terá o mesmo sucesso que o primeiro. “Assim, hoje é um dia que eu considero especial. Acho que, no Brasil, transitar para a segunda etapa de concessão é algo importante, que mostra que o País tem maturidade suficiente para ter projeto de concessão [em que] as regras foram observadas, cumpridas. Que não houve desequilíbrio no contrato”.

De acordo com ela, isso significa robustez em um projeto de concessão. “Significa que o projeto de concessão brasileiro é credível e é forte, o que vai possibilitar não só mais 30 anos para Ponte Rio-Niterói, mas que as nossas novas concessões, que vão ser feitas a partir desse anúncio em junho, também sejam muito bem-sucedidas”.




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Por que o Governo não mostra a cara



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