Record denuncia: Globo subornou Teixeira e Havelange
Reportagem de Rodrigo Viana no Jornal da Record - http://noticias.r7.com/jornal-da-record/videos/edicao/?idmedia=4ffe09c792bb0c5e99d487a8 - sobre a revelação de um grosso esquema de suborno de Ricardo Teixeira e João Havelange na Suíça formula uma grave denúncia.
O jornalista suíço Jean-François Tanda diz claramente: Globo pagou ISL ( a empresa que tinha a exclusividade para a transmissão da Copa para o Brasil) e a ISL pagou Teixeira e Havelange.
Rodrigo mostra que o dinheiro da ISL teria chegado ao bolso de Teixeira ("did you accept the bribe , Mr Teixeira? ") pouco antes de Teixeira aumentar seu vasto patrimônio: com a compra, por exemplo, de uma fazendola em Barra do Piraí, no Rio.
A denúncia veiculada pela Record deveria acionar o dorminhoco brindeiro Gurgel para dar sequência à denúncia feita por Marcos Pereira, presidente do PRB, o partido que foi à Justiça para saber como Teixeira ficou tão rico.
Quem sabe, depois de responder à representação do professor Comparato, o brindeiro Gurgel - acusado de prevaricação por Fernando Collor -, resolve evitar uma nova acusacao de prevaricação ?
Em tempo: o jornal nacional blindou a dupla Havelange/did you accept the bribe. Não mostrou nem o rostinho rechonchudo deles. O jornal nacional é muito delicado, gentil.
Paulo Henrique Amorim