Cyber-segurança na Polícia? Nenhuma !
O Conversa Afiada publica comentário do amigo navegante Kauê Mendes:
Sou um grande fã do seu trabalho. Vendo a matéria sobre a Cyber-Segurança brasileira, resolvi escrever.
Tenho 26 anos e trabalho com tecnologia da informação há quase 10 anos. Nesse curto período, conversei com muitas pessoas sobre a cyber-segurança brasileira, proteção dos dados e até mesmo como funciona a investigação da polícia brasileira.
E o resultado é simplesmente assustador.
Em uma conversa com um investigador do grupo anti-sequestro da Polícia Civil do Estado de São Paulo, pude constatar o quão desequipada está a nossa Polícia no campo da investigação, nesse mundo tecnológico em que vivemos.
É quase nula a possibilidade chegar próximo a um rastreamento telefônico, ou a envio de e-mail e comunicação entre grupos de bandidos organizados.
Hoje, no Brasil, a tecnologia serve mais ao bandido do que aos agentes policiais. Dentro da Policia Civil está tudo ultrapassado, antiquado para não falar jogado às traças. Com tanto potencial tecnológico que o Brasil tem, imagine você, querido Paulo Henrique, se temos hospitais que não estão devidamente equipados, imagine o setor de cyber crimes brasileiro. Não há perspectiva de que isso melhore.
Hápouco tive minha bicicleta furtada do prédio onde eu trabalho e, ao fazer o Boletim de Ocorrência – levou cerca de seis horas pra fazer, pois estavam sem sistema -, pude observar que problemas maiores que o meu não tem solução nenhuma. Dentro do DP, ouvi histórias de arrepiar sobre a desinformação.
Os boletins de ocorrências não são sincronizados com outras delegacias, cada um na sua, sem compartilhamento de informações. Assim fica difícil pegar qualquer bandido.
O Brasil nem sequer engatinha na questão tecnológica para defender o cidadão. Tenho certeza absoluta de que, no dia em que isso acontecer, muitos dirão que estamos sendo espionados pelo nosso próprio Governo.
Infelizmente, o Brasil precisa investir um pouco mais em segurança cibernética. Mas, como o Brasil, nesse momento, tem outras prioridades, principalmente com a Educação, não vejo luz à frente.
Esse portal que voce mencionou, na Suécia, com informações de todos os brasileiros, não é só um resultado de falta de segurança cybernética, mas, também, de corrupção. Só que, infelizmente, não se fala de outra coisa no Brasil a não ser da Lava Jato. O que deixa no limbo outras questões de grande importância. Por isso é que é preciso ter pluralidade midiática, para discutir outras questões no Brasil. E, no momento, ninguém quer discutir, ninguém quer pôr a mão, enquanto os problemas da Lava Jato não forem esclarecidos. E até lá o Brasil viverá nessa recessão que tanto pintam.
O Brasil precisa olhar pra frente uma vez ou outra, ao invés de olhar pra trás o tempo todo. Precisamos mudar!
Obrigado, querido amigo, desculpas pelo longo e-mail.
Abraços