Viu a Fiat com o Jeep? Não, o PiG não viu!
Para variar, o PiG e os “colonistas” da catástrofe não deram bola para a estratégica inauguração da fábrica Jeep pela Presidenta Dilma, semana passada, em Pernambuco.
Como diz aquele comentarista do Conversa Afiada, se você ignorar os William Vácuos da Globo, “o Brasil melhora quando você sai de São Paulo”.
O amigo navegante Marcelo Barreto ficou muito impressionado com o que a Fiat-Chrysler fez lá e o papel que vai atribuir à unidade pernambucana– ser um centro formulador de Pesquisa e Desenvolvimento, onde, como disse a Dilma, 80% são operários brasileiros.
Ao que disse o amigo navegante:
O lançamento do Renegade coloca a cidade de Goiana (PE) no restrito grupo de cidades com uma linha de montagem de um modelo Jeep fora do território dos Estados Unidos, como nunca antes na história desse país.
Além do Brasil, ele é produzido na Itália e na China.
O veículo pernambucano do grupo Fiat-Chrysler, que chega condenado a ser, simplesmente, o mais vendido da marca, poderá superar o baiano Ford EcoSport, pois já nasce com padrão mundial em um novo mercado consumidor nacional que não aceitaria aguardar até a chegada de uma segunda geração para poder dirigir algo parecido com o que ele pilota nas suas cada vez mais constantes viagens internacionais.
Renault, Peugeot, Honda, Chevrolet, Hyundai e até novatos como os chineses da JAC investem em lançamentos de SUVs, veículos para contas bancárias acima de setenta mil reais, categoria em crescimento no Brasil.
O cenário é um horror, quá, quá, quá !
Ao menos, as notícias de crise poderão ser desatoladas das trilhas fora de ética do PIG, por utilitários com o conforto de um sedan e a valentia de um 4X4.
Numa entrevista de página inteira no Estadão de domingo (3/5), Cledorvino Belini, presidente do Grupo Fiat-Chrysler para a América Latina, diz:
- o Brasil é uma grande opção para investir;
- temos 200 milhoes de pessoas e a metade está na classe média, que vai crescendo e não empobrecendo;
- o Brasil tem um veículo para cada 5 habitantes. Os Estados Unidos, um para cada 1,2 habitantes. A Europa, um para cada 1,7 habitantes. O Brasil tem muito a fazer pela motorizaçao;
- estou entrando no segmento dos SUVs, que é crescente no Brasil;
- completamos investimentos na fabrica da Jeep em Pernambuco e estamos num processo de investimentos em Betim (MG);
- o total de investimentos é de R$ 7 bilhoes até 2016;
- a nossa estratégia é aumentar o market-share em SUVs. Acreditamos que o mercado de SUVs pode dobrar de tamanho até 2018. Nós produzimos 800 mil carros (ano, no Brasil) e podemos chegar a 250 mil SUVs.
Que horror !, Urubóloga, que horror !
Paulo Henrique Amorim