Transposição está 77% pronta! Chora, Urubologa, é uma miragem!
Para o Governo do Príncipe da Privataria , que não realizou uma única obra que usasse cimento ou tijolo, isso é um verdadeiro milagre, como uma daquelas miragens da Urubologa:
Estação de bombeamento do São Francisco será entregue nesta sexta (21):
No Portal Brasil:
Inauguração em Cabrobó (PE) terá participação do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi
A primeira Estação de Bombeamento do Eixo Norte (EBI-1) das obras do Projeto de Integração do Rio Francisco será entregue na sexta-feira (21), em Cabrobó (PE). O anúncio foi feito pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi durante entrevista coletiva.
"Em janeiro, o percentual era de 69,2%. Isso significa que o ritmo tem sido de 1,2% ao mês. Caso essa evolução seja mantida, as obras poderão ser entregues nesse prazo", explicou Occhi. Nessa primeira etapa, a água seguirá por 45,9 km até o reservatório Terra Nova, localizado no município pernambucano.
De acordo com Occhi, após o acionamento da motobomba, as águas levarão 40 dias para encher o reservatório Tucutu (no km 9,1) e outros 18 para encher o reservatório Terra Nova. "Vamos administrar o fluxo de água da melhor maneira possível e promover eventuais acertos técnicos para que tudo ocorra da melhor forma", afirmou.
O ministro ressaltou ainda o caráter "simbólico" da entrega da EB-1, em razão da redução no volume de água dos reservatórios da Região Nordeste em comparação com os três anos anteriores. "O governo federal trabalhou fortemente para entregar a estação e continua trabalhando pra entregar as seguintes nos próximos meses, no Eixo Norte e no Eixo Leste", finalizou.
Eixo Leste
O Eixo Leste do Projeto São Francisco já conta com uma estação bombeamento (EBV-1) inaugurada. O governo federal, no entanto, promove reparos na altura do Reservatório Areias (km 13,1 do eixo). Após a finalização do reparo e ligação das bombas, a expectativa é que o governo federal entregue nos próximos 45 dias a segunda estação de bombeamento (EBV-2), localizada no km 17,1.
Durante a coletiva, o ministro apresentou ainda o comparativo de pagamentos do empreendimento, o quantitativo histórico de mobilização da mão de obra e de equipamentos, os valores das ações de revitalização e dados sobre as comunidades beneficiadas pelo projeto.
Na sexta-feira, o ministro assinará, com os governos do Ceará (CE) , Paraíba (PB) e de Pernambuco (PE), documento que trata do abastecimento de água para famílias que moravam na área de influência do Projeto São Francisco e que foram reassentadas. De acordo com o ministro, a maior parte da água será proveniente do empreendimento, por meio da execução de sistemas simplificados.