3,3 milhões estão desempregados há dois anos ou mais!
Anúncios de emprego na Rua Barão de Itapetininga, Centro de São Paulo (Créditos: Brasil de Fato)
Dados da pesquisa PNAD Contínua, divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (15/VIII), mostram que, dos 12,8 milhões de brasileiros desempregados, 3,347 milhões procuram emprego há pelo menos dois anos.
Trata-se de 26,2% dos desempregados no país no segundo trimestre.
No trimestre anterior, eram 3,319 milhões de pessoas na mesma situação.
Em doze meses, houve um aumento de 6,2% no número de pessoas que buscam emprego há dois anos ou mais.
Um colosso!
Segundo a pesquisa, quanto mais tempo o brasileiro permanece desempregado, mais difícil é voltar ao mercado de trabalho...
Isso explica, também, o aumento do número de desalentados - as pessoas que, simplesmente, desistiram de procurar emprego: 4,9 milhões de pessoas.
O índice de desemprego caiu em relação ao primeiro trimestre: de 12,7% para 12%. Entretanto, a taxa aumentou ou permaneceu estável em 17 dos 27 estados brasileiros.
O número de pessoas empregadas sem carteira assinada é de 25,7% e de trabalhadores por conta própria - incluindo os vendedores de pano alvejado nos semáforos... - é de 25,9%.
A taxa de subutilização da força de trabalho - pessoas que gostariam de trabalhar mais, mas não conseguem - atingiu 24,8%.
Em tempo: leia também no Conversa Afiada o plano do PT para geração de emprego e renda.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: