Alô, alô caminhoneiro: preços vão explodir!
Castello Branco só não vende o terno riscado de banqueiro (Credito: Reuters)
O Conversa Afiada reproduz trecho revelador de entrevista que Ramona Ordoñez, Bruno Rosa e Janaína Lage fizeram no Globo com o vendilhão da Petrobrax, Roberto Castello Branco, que promete fazer do Pedro Malan Parente um estatista feroz:
(...) Qual a sua meta em relação ao setor de refino, no qual tem 98% do mercado?
- Minha ideia é ficar com menos de 50% da capacidade do refino. Estamos estruturando como fazer, porque queremos criar um mercado competitivo. Não adianta transferir o poder do mercado da Petrobras para a iniciativa privada.
Quando começa a vender as refinarias?
- Vamos ter pelo menos uma venda de refinaria este ano. O projeto de venda vai ser diferente do que já foi anunciado. A empresa pode comprar a refinaria e alugar serviços (de infraestrutura).
Já chegou a um acordo com os chineses para construir uma refinaria no Comperj?
- Ainda não. Pessoalmente, ainda não estive com eles. Se eles quiserem fazer uma refinaria, ótimo. Vamos dar o maior apoio e incentivo. Se não quiserem, não somos nós que vamos construir. O momento é de vender refinaria.
A liberdade de preços é fundamental para atrair investidores no refino?
- Se não tem liberdade de preços, o investidor não tem segurança. Ele vai embora.
Depois da greve dos caminhoneiros em maio do ano passado, qual vai ser a política de preços para os combustíveis?
- Detesto falar em política de preços. Não existe isso para café e sanduíche. Existem preços. Quero tirar política de preços da frente. O preço tem de ser algo que resulte da relação entre fornecedor e cliente.
(...)
Em tempo: para saber mais sobre os Xi! Cago Boys, consulte o trepidante ABC do C Af
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |