Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Veja: Bolsonaro vai flexibilizar a quarentena

Veja: Bolsonaro vai flexibilizar a quarentena

Presidente não deve nem esperar a chegada do período de pico da Covid-19 ao Brasil
publicado 18/04/2020
Comments
ApstrocarministroBolsonarovaiflexibilizaraquarentena.png

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está mesmo disposto a aliviar as medidas de isolamento social em meio à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a revista Veja, após mudar o ministro da Saúde, o próximo passo do presidente é flexibilizar a quarentena.

Segundo a publicação, Bolsonaro não vai nem esperar a chegada do período de pico da Covid-19 ao Brasil (o que, segundo as estimativas mais recentes, acontecerá nos meses de maio e junho).

O objetivo é incentivar uma retomada mais rápida da atividade econômica, para atenuar a queda do PIB neste ano, que poderá chegar a 5%.

O plano, que contraria as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), pretende implantar um isolamento seletivo da população. Isso significa que apenas os infectados e pessoas dos grupos de risco, como idosos, devem ficar em casa. As demais poderão retomar suas atividades, desde que usem máscara de proteção e álcool em gel.

O governo, informa a Veja, quer adotar a quarentena apenas em pontos geográficos com maior concentração de casos suspeitos, e não mais obrigar uma cidade inteira a ficar em casa. Assim, municípios e regiões industriais voltariam a funcionar normalmente, mesmo com determinadas zonas interditadas.

Na sexta-feira (17/IV), na posse do novo ministro da SaúdeNelson Teich, o presidente defendeu o relaxamento do isolamento social no Brasil.

"A minha visão tem que ser mais ampla. Os riscos maiores estão sob minha responsabilidade. Eu não posso me omitir. Eu tenho que buscar aquilo que, segundo o povo que acreditou em mim, deve ser feito. A minha visão, além da saúde e da vida, é a visão da economia, do emprego", disse.