Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Boeing vai ter 90% da Embraer. É pouco...

Boeing vai ter 90% da Embraer. É pouco...

Boeing desaba em Nova York. Por que a Embraer não compra?
publicado 06/02/2018
Comments
Cachorro.jpg

Do PiG cheiroso:

Boeing quer ter o controle de até 90% da 'nova Embraer'


Proposta que a Boeing apresentou ao governo na semana passada prevê que a gigante americana controlaria de 80% a 90% de uma nova empresa que receberia toda a área de aviação comercial da Embraer, tanto de jatos regionais quanto executivos (...) O plano agradou o governo e agora deverá ser detalhado. Se aprovado pelas partes - governo, Embraer e Boeing -, será então submetido aos acionistas da companhia brasileira, no melhor cenário no 2º trimestre.

(...) Os americanos deixaram claro que para eles é imprescindível ter o controle da empresa de aviação comercial que será criada, reportando-se diretamente a Chicago, sede da Boeing. Só assim, acreditam, poderão comandar os negócios com a agilidade que julgam necessária.

Se o plano vingar, a Boeing pagaria à Embraer o equivalente a até 90% de seu capital em dinheiro, com a maior parte sendo distribuída aos acionistas, na forma de dividendos. Só assim uma proposta dessa natureza teria chance de ser aprovada, já que 85% deles são estrangeiros, quase todos de natureza financeira.

Em tempo: a Boeing foi a ação que mais se valorizou no índice Dow Jones de NY, em 2017. Ontem, ela perdeu quase uma Embraer em valor de mercado. Se o Brasil fosse um país serio, a Embraer comprava a Boeing na Bolsa de NY e as ações da Petrobrax que o FHC Brasif deu ali, de graça, usando as reservas acumuladas pelo Lula... - Vasco

Leia também no Conversa Afiada:

registrado em: , ,