Bolsonaro prepara mais uma MP para cortar salários e jornadas
(Marcos Corrêa/PR)
O governo confirmou nesta quarta-feira 1/IV que editará uma medida provisória que autoriza corte de salários e jornadas de trabalhadores durante a pandemia do novo coronavírus.
A MP permite redução de salário e jornada de até 70% por três meses ou a suspensão do contrato de trabalho por até 60 dias.
O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, disse que, no caso da redução de jornada, o governo compensará parcialmente o trabalhador com o pagamento de um benefício que corresponderá a uma parcela do seguro-desemprego (proporcional à redução salarial). Exemplo: para reduções salarias de 30%, o pagamento corresponderá a 30% do seguro-desemprego (não do salário!).
No caso de suspensão de contrato, haverá pagamento de seguro-desemprego.
Veja algumas das reações ao anúncio da MP:
URGENTE!!! Bolsonaro e Guedes vão autorizar o corte de 100% dos salários dos trabalhadores formais por 2 meses. A nova MP da Morte será publicada amanhã. Nós vamos derrubar mais essa covardia.
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) April 1, 2020
Isso é um absurdo. A compensação que o governo oferece não é de 70% do salário, o que seria similar ao feito em outros países, é de 70% do seguro-desemprego. A hora é de preservar o máximo possível da renda, não de facilitar uma queda ainda maior.https://t.co/y4E57snzNn
— Laura Carvalho (@lauraabcarvalho) April 1, 2020
O mundo enfrenta uma Pandemia e as pessoas precisam ficar em casa. No lugar de construir a manutenção do emprego, Bolsonaro edita MP que permite que a pessoa tenha salário CORTADO e a sua JORNADA diminuída em até 100%! É impressionante como o governo trabalha pra destruir o povo!
— Valmir Assunção (@DepValmir) April 1, 2020