Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Capitalização na Espanha descapitaliza os pobres!

Capitalização na Espanha descapitaliza os pobres!

El País: capitalização engorda os bancos!
publicado 25/02/2019
Comments
Guedes.jpg

Do El País:

O grande fracasso das aposentadorias privadas na Espanha: baixa rentabilidade não cobre a inflação


Há anos a sustentabilidade do estado de bem-estar social é questionada. Um de seus pilares, o sistema público de previdência, está no olho do furacão. O envelhecimento da população e a maior expectativa de vida encorajam os economistas liberais a recomendar aos cidadãos que guardem dinheiro e aloquem parte de suas economias aos planos de previdência privada. Entretanto, para além do debate ideológico, isso é uma boa ideia?

(...) Os dados são claros: a grande maioria dos 9,6 milhões de espanhóis que tem previdência privada perdeu dinheiro nos últimos 12 meses.

Os planos previdenciários individuais privados encerraram o ano de 2018 (...) com perda média anual de 4,08%. Por um período de três anos, seu rendimento anual foi colocado em 0,3% e subiu para 1,81% e 3,33% para períodos de cinco e dez anos. Em 15 e 20 anos, o retorno médio anual foi de 2,54% e 2,05%, ou seja, mal cobrem a inflação. (...)

Leia a íntegra da matéria (em espanhol) no site do El País.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!