Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Carne bovina vai continuar a subir em 2020

Carne bovina vai continuar a subir em 2020

Aumento de exportações para a China irá elevar preço para o consumidor
publicado 03/01/2020
Comments
Carne2.jpg

Carne vermelha virou artigo de ostentação! (Originais: Instagram/Nusret Gökçe e Alan Santos/PR)

O ministério da Agricultura - sob comando da Tereza Cristina das mangas e do agrotóxico - divulgou nesta sexta-feira 3/I nota em que anuncia a queda no preço do boi gordo no fim de 2019.

Segundo o Governo Federal, a arroba do bovino ficou, em média, 15% mais barata no último mês: no dia 30/XII, a cotação era de R$ 180, contra R$ 216 no início de dezembro.

Trata-se de uma interrupção na alta de 28,5% no preço da carne bovina. Segundo o ministério, haverá uma "acomodação dos preços no atacado, com reflexos positivos a curto prazo no varejo".

Ou seja: o governo Bolsonaro acredita que o preço da carne vermelha irá cair para o consumidor final ainda em janeiro.

O cenário externo indica justamente o contrário, entretanto.

O grande culpado pelo aumento do preço da carne para o consumidor brasileiro é o mercado chinês: em 2019, a China aumentou em 62% a compra de proteína animal do Brasil, após a suspensão das importações de carne da África devido a um surto de peste suína.

Os produtores brasileiros aproveitam a alta record do dólar para faturar: afinal, dá mais dinheiro mandar a carne para a China do que vendê-la no mercado interno!

Recentemente, as autoridades chinesas descobriram um novo foco da peste suína no Vietnã - outro grande fornecedor de carne para a China.

Portanto, as encomendas chinesas de carne do Brasil devem subir ainda mais.

Os grandes frigoríficos brasileiros já avisaram que o preço da carne deve subir até fevereiro de 2020.

A previsão de analistas do "mercado", entretanto, é pior: o custo para o consumidor final só deverá se estabilizar entre março e abril.

Ainda assim, o preço da carne não deverá voltar aos níveis anteriores à alta generalizada.

Portanto, o brasileiro terá de se acostumar por um bom tempo com o churrasco sem picanha...

Em tempo: no total, as exportações de carne bovina brasileira subiram 12,5% em 2019. Em 2020, as vendas para o exterior devem subir mais 10%.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada:

registrado em: ,