Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Chantagem dos caminhoneiros deu certo: frete vai aumentar!

Chantagem dos caminhoneiros deu certo: frete vai aumentar!

Diesel sobe, frete fica mais caro. E dane-se!
publicado 23/04/2019
Comments
Xica.jpg

Do PiG cheiroso:

Caminhoneiros descartam greve, após governo ceder


O presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno, disse na noite de ontem que não deve acontecer paralisação de caminhoneiros no próximo dia 29, conforme a categoria vinha ameaçando nos últimos dias.

A avaliação foi feita após o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ter assumido novos compromissos com as lideranças do setor, depois de uma reunião que durou mais de quatro horas.

"Acho que nós conseguimos administrar essa situação de momento. Não deve ter paralisação de caminhoneiros", disse Bueno, ao deixar reunião no ministério.

Segundo ele, o ministro garantiu que será acionado o gatilho de reajuste da tabela de frete para refletir o aumento do diesel superior a 10%, desde a última do início do ano. Os novos valores devem ser calculados nesta semana e entrar em vigor já a partir da próxima segunda-feira, quando estava programada a nova greve.

Além disso, os caminhoneiros deixarão de ser penalizados ao denunciar o descumprimento do piso do frete pelos embarcadores. Aliás, será adotada uma medida em sentido contrário, pois os próprios profissionais do transporte rodoviários de carga poderão levar os casos de descumprimento da tabela aos sindicatos, que, por sua vez, vão submetê-los à apuração da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Em nota, o Freitas afirmou que "a construção dessa agenda vai amortecer o efeito do diesel, vai fazer com que o dinheiro sobre na contratação de cada frete e vai fazer com que a referência de preço seja praticada".

"Estamos com uma agenda sólida, que está sendo construída com base numa conversa e nos pleitos dos caminhoneiros", disse Freitas, em uma lista de promessas que inclui "estudar a eliminação de multas desnecessárias aos caminhoneiros". (...)

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!